Literatura | Notas

Julián Fuks e Chico Buarque estão entre os finalistas do Prêmio Oceanos 2020

Change Size Text
Julián Fuks e Chico Buarque estão entre os finalistas do Prêmio Oceanos 2020

O Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2020 divulgou nesta terça (25/8), simultaneamente no Brasil e em Portugal, às 16h e 20h, de acordo com os fusos horários de cada país, as 54 obras finalistas desta edição.

Com 1.649 livros, o Brasil classificou 2,2% do total: 15 romances, 17 livros de poesia, quatro de contos e um de crônicas. Portugal, com 187 obras, classificou 8% do total: sete romances, quatro livros de poesia, três de crônicas e um de contos. Os países de língua portuguesa do continente africano – Angola, Cabo Verde e Moçambique –, com 17 livros concorrentes, elegeram dois livros, um de poemas (cabo-verdiano) e um de crônicas (moçambicano).

Ainda que a cooperação e o intercâmbio literário em língua portuguesa se mostrem incipientes, vêm ganhando gradativamente espaço na preocupação dos nove países de quatro continentes que têm o idioma como língua materna e/ou oficial. Esta é a edição que apresenta maior número de livros publicados em mais de um país de língua portuguesa – são cinco títulos: A Ocupação, do brasileiro Julián Fuks, Autobiografia, do português José Luís Peixoto, Essa Gente, de Chico Buarque, Marrom e Amarelo, de Paulo Scott, e Torto Arado, de Itamar Vieira Junior.

Em virtude da pandemia e em respeito à saúde dos jurados, nessa edição, as análises e votações do Oceanos são realizadas virtualmente, com tecnologia elaborada pelos profissionais da área de tecnologia da informação do Itaú Cultural, parceiro do projeto. A decisão de operar todas as etapas do prêmio por meios digitais já vinha sendo discutida para possibilitar o envolvimento de países dos quatro continentes cujo idioma oficial é o português.

Além disso, a iniciativa pode expandir a presença no prêmio de livros escritos em português e publicados em outros países, de língua oficial não portuguesa. Por exemplo, neste ano, o Oceanos também recebeu obras publicadas em português, em primeira edição, no Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos e Letônia.

O Júri Intermediário, que entre agosto e novembro de 2020 analisa os 54 semifinalistas para eleger os 10 finalistas, é composto pelos portugueses Clara Rowland, escritora e professora, Gustavo Rubim, professor e crítico literário, e Isabel Pires de Lima, professora e crítica literária; pelo moçambicano Nataniel Ngomane, professor e crítico literário, e pelos brasileiros Ana Paula Maia, escritora, Edimilson Pereira de Almeida, poeta e professor, e José Castello, escritor e crítico literário.

O Júri Final analisa os 10 finalistas, entre novembro e o início de dezembro, para eleger os três vencedores. Este é composto pelos portugueses Joana Matos Frias, professora, escritora e tradutora, e Carlos Mendes de Sousa, professor; pelo angolano Ondjaki, escritor; pela santomense Inocência Mata, professora e crítica literária, e pelos brasileiros Angélica Freitas, poeta, João Cezar de Castro Rocha, professor, e Viviana Bosi, professora.

Confira lista completa das obras finalistas aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?