Literatura | Notas

Livro da psicóloga Sofia Favero marca a estreia da editora Nemesis

Change Size Text
Livro da psicóloga Sofia Favero marca a estreia da editora Nemesis Capa. Foto: Nemesis Editora/Divulgação

Escrito pela psicóloga Sofia Favero, o livro Pajubá-Terapia: ensaios sobre a cisnorma chega ao público leitor com a proposta de ampliar o debate sobre um recorte da perspectiva psico-clínica tradicional e apresenta diferentes possibilidades de subversão no campo da saúde mental.

A participação cada vez mais frequente de pessoas trans e travestis na psicologia tem feito com que os saberes psicopatológicos sejam desestabilizados. Ao mesmo tempo, novas disputas estão em surgimento, situando a “diversidade” no centro de determinados processos
terapêuticos.

Sofia, em seu livro, faz uma crítica ao que está sendo chamado de “clínica LGBT” – reconhecendo como esse âmbito não tem se desligado de uma tradição essencialista, na qual as posicionalidades de gênero, sobretudo, seriam vistas desde sempre enquanto adoecimentos ou expressões de um sofrimento interno. A autora se dedica a desmantelar a crença de que as transexualidades, travestilidades e transgeneridades se tratariam de demandas terapêuticas em todo e qualquer caso, a partir de uma escrita sarcástica, biográfica e pouco comprometida com uma “verdade” sobre a identidade.

Pajubá-Terapia: ensaios sobre a cisnorma reúne 10 textos que abastecem os leitores interessados em novas abordagens possíveis no campo da psicologia para a população trans. A obra já deixa claro no título que essa abordagem bebe com força da cultura LGBTQI+ brasileira: pajubá é um termo que designa o “dialeto secreto” praticado por parte dessa população, rico em apropriações do iorubá.

O livro pode ser adquirido pelos seguintes canais de venda: WhatsApp 51 984377224 (Luz) e 51 98960.6947 (Atena).

Sofia Favero é psicóloga. Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (PPGPSI), local onde também adquiriu o título de mestra. Faz parte da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS) e do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NUPSEX).

A Nemesis Editora está situada na cidade de Porto Alegre. Foi criada em janeiro de 2019 com o propósito de publicar e dar visibilidade às obras produzidas por pessoas transgêneras, transexuais e travestis – binárias e não binárias. Em seu Conselho Editorial, conta com Atena Beauvoir e Luz Gonçalves Brito.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?