Agenda | Literatura | Notas

Livro de ficção reconstrói a vida familiar de Darwin

Change Size Text
Livro de ficção reconstrói a vida familiar de Darwin Dialogar/Editora

No livro de ficção histórica Down House, 1858: O Memorial de Charles Waring Darwin, o escritor Lucio Carvalho recria a história do bebê que morreu no mesmo ano em que seu pai divulgou ao mundo as ideias de A Origem das Espécies. Publicada pela editora gaúcha Dialogar, a obra terá lançamento no dia 6 de julho, das 15h às 18h, no anfiteatro do terceiro andar do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681).

No dia em que tornou público sua seminal teoria sobre a origem das espécies por meio da seleção natural, em 28 de junho de 1858, Charles Darwin e sua esposa Emma perdiam o seu décimo filho, Charles Waring, vitimado pela escarlatina. O bebê Charlie tinha apenas 18 meses de idade e nasceu com uma deficiência, provavelmente o que hoje é conhecido como a síndrome de Down.

Por meio de uma reconstrução biográfica ficcional, esse livro busca reconstituir a vida familiar de Darwin no período que vai do nascimento do bebê até momentos após a sua morte. Em uma pesquisa que durou quase uma década, o autor reconstrói os momentos cruciais e as condições afetivas da
família e sua vida em Down House – como é chamada até hoje a sua residência em Downe, um pequeno condado de Londres.

O livro é acompanhado de uma apresentação da pesquisa realizada, de imagens da época e de índices de contextualização, nos quais se pode compreender melhor os personagens do romance, nomes citados e situações históricas.

No lançamento de Down House, 1858, será realizado também um debate prévio com a presença do escritor bageense Lucio Carvalho, de José Roberto Goldim, professor adjunto da Escola de Medicina e do PPG em Gerontologia Biomédica de Bioética da PUCRS, e da professora Vivian Missaglia, mestre em Ciências Médicas: Pediatria pela UFRGS e pesquisadora sobre educação e deficiência. Em seguida ao debate, ocorrerá a sessão de autógrafos.

sábado, 06 de junho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?