Literatura | Notas

Projeto Antologia Digital destaca obra de Ricardo Silvestrin

Change Size Text
Projeto Antologia Digital destaca obra de Ricardo Silvestrin Cartaz. Foto: Imprensa Trensurb/Divulgação

Nesta sexta (30/4), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas de Ricardo Silvestrin. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias.

“Acho ótimo que a poesia esteja no lugar para a qual foi criada: junto das pessoas, do público, dos leitores”, afirma Silvestrin sobre o projeto. Dois de seus poemas a serem lançados na Antologia Digital nesta semana não têm título. Um fala sobre goleiros, outro sobre sonhos. O terceiro intitula-se 79, modelo 80 e é sobre um velho Chevette. Segundo o autor, todos “falam de coisas humanas, da vida”.

O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto.

Poeta, escritor e músico, natural de Porto Alegre, Silvestrin se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1985. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro de poemas, Viagem dos olhos, pela editora Coolírica. Ganhou cinco vezes o Prêmio Açorianos de Literatura. Seu livro É tudo invenção (2004) foi selecionado para representar o Brasil na 41ª Feira de Literatura de Bolonha. Tem entre suas obras publicadas: Play: contos (2008), O videogame do rei (2009) e Seres Trock (2017). Como músico, em 2001, com os também poetas Alexandre Britto e Ronald Augusto, criou o grupo musical os poETs. E, em 2019, lançou o álbum Silvestream, com seu repertório solo de canções.

A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?