Agenda | Literatura | Música

Rosana Lanzelotte revela em livro o compositor D. Pedro I

Change Size Text
Rosana Lanzelotte revela em livro o compositor D. Pedro I Rosana Lanzelotte. Foto: Bárbara Lopes/Divulgação

Você sabia que Dom Pedro I foi também compositor? Pois o imperador é o responsável por diversas músicas, incluindo o Hino da Independência. A cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte trabalhou mais de quatro anos preparando o livro Já Raiou a Liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo (Capivara, 224 páginas, capa dura, 140 ilustrações), cujo lançamento em Porto Alegre será nesta quinta-feira (30/11), às 15h, na Livraria Banca do Livro, no MARGS (Praça da Alfândega, s/nº, Centro Histórico).

A publicação, disponível em formato impresso (R$ 60) e em e-book (R$ 30), focaliza a trajetória musical de D. Pedro I (1798 – 1834). Praticante de diversos instrumentos musicais, essa faceta do monarca de compositor é desconhecida por muitos. Belo Horizonte e Brasília também vão receber noites de autógrafos da obra, nos dias 2 e 6 de dezembro, respectivamente.

Patrocinado pela farmacêutica EMS, o livro é fruto de pesquisas sobre a trajetória e as obras de D. Pedro I em bibliotecas do Brasil, França, Portugal e Áustria. Foram publicadas todas as obras musicais conhecidas de D. Pedro, gratuitamente disponíveis no portal Musica Brasilis, criado por Rosana em 2009.

As obras foram editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, cujo objetivo é dar acesso livre e aberto a edições de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público através da web. “Um convite para conhecermos a trajetória do ‘rei-orquestra’, que dominava vários instrumentos e que compôs obras publicadas em Lisboa, Porto, Paris e Londres”, explica Maurício Vicente Ferreira Júnior, historiador e diretor do Museu Imperial.

Capivara/Divulgação

O livro é um encontro entre a contemporaneidade e o passado. Se, por um lado, o leitor pode ter acesso aos bastidores da história do país, por outro, ele se transforma em um leitor-ouvinte, uma vez que todas as obras musicais mencionadas podem ser ouvidas por meio de QR Codes que levam aos áudios e/ou vídeos das composições.

“Trata-se de um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios”, afirma a autora. “Escrito com graça, leveza e objetividade, o livro de Rosana Lanzelotte é uma biografia de D. Pedro I que foca em um dos aspectos que a historiografia tem tratado de forma secundária: sua produção musical”, diz Isabel Lustosa, historiadora e cientista política.

Já Raiou a Liberdade coloca, a partir de estudos inéditos e aprofundados, a correta posição de D. Pedro I em nossa história, não apenas como um príncipe libertário, mas como um músico de elevado talento e pleno domínio do artesanato composicional. Também nos revela a densidade e qualidade técnica deste estudo-biografia, praticado por uma das maiores instrumentistas e conhecedora da realidade histórica e musical brasileira, Rosana Lanzelotte. Leitura obrigatória de todo interessado ou profissional da música deste país”, comemora o maestro e arranjador Júlio Medaglia.

O livro também é celebrado por musicólogos portugueses: “Rosana Lanzelotte tanto tem feito, como intérprete, pesquisadora e gestora cultural pela causa da redescoberta e da divulgação da música no Brasil, e aqui, mais uma vez, nos demonstra como o rigor e a profundidade da investigação podem conviver com o talento de uma excelente contadora de histórias”, comenta Rui Vieira Nery, da Universidade Nova, de Lisboa.

quinta-feira, 30 a 30 de novembro de 2023

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?