Música | Notas

Ansiedade e delicadeza inspiram novo single de Matheus Engenheiro

Change Size Text
Ansiedade e delicadeza inspiram novo single de  Matheus Engenheiro Capa. Foto: Caio Deziderio/Divulgação

Sabe aquela sensação de que algo ruim pode acontecer? Aquele presságio, disparo no coração, mas que no fundo, é só uma soma de inseguranças? Essa é a inspiração de Chega Devagar, novo single do cantor, compositor e artista visual Matheus Engenheiro. A música – que chega em todas as plataformas digitais nesta sexta (4/9) – traz em sua letra os reflexos desse sentimento de ansiedade, de um porvir pessimista, que muitas vezes é apenas um grande sabotador. Além disso, a música é um pedido do artista por mais sensibilidade e delicadeza nas relações.

Chega Devagar é uma composição de Matheus Engenheiro, com produção musical de Pedro Sodré, Rudah Maciel Guedes, e do próprio Matheus, distribuída pela ONErpm. Também terá videoclipe lançado em 21 de setembro, com direção de Matheus e Rodrigo Coelho, coreografia de Thiago Williams e figurinos de David Lee.

Chega Devagar tem uma casca que trata do possível fim de um relacionamento, mas a essência é sobre como a mente ansiosa cria previsões pessimistas diante de qualquer micro futuro — explica o artista, de 29 anos, oriundo de Juiz de Fora, mas que vive no Rio de Janeiro desde 2018.

O processo de produção musical, feito à seis mãos, uniu duas canções de Matheus numa só, chegando no resultado final que envolve não apenas a música, mas uma narrativa visual que mistura imagem, performance, dança e moda, e que poderá ser conferida mais adiante no videoclipe.

Artista visual e designer, Matheus Engenheiro começou sua carreira musical como diretor criativo da MC Xuxú – uma das artistas pioneiras no movimento musical trans -, dirigindo e editando seus vídeos para a internet, docs e o clipe da faixa O Clã. Também criou videolyrics e vídeos gráficos para artistas como Elza Soares, Luciana Mello e Alice Caymmi. Foi vocalista de uma banda de jazz em Juiz de Fora antes de decidir focar em seu trabalho autoral. Em 2019, lançou o single autoral e videoclipe Mente pra Mim, sendo responsável também pela direção e edição das imagens.

Como referências musicais, Matheus Engenheiro se espelha em Lily Allen, Amy Winehouse, Lana del Rey, Lorde, e nas brasileiras Baby do Brasil, Rita Lee e Marina Lima. A cantora Madonna também é uma de suas mais importantes referências, principalmente quanto ao processo criativo, que envolve música, performance, dança e artes visuais.

Também fazem parte do trabalho dois remixes de Chega Devagar, um no estilo lo-fi, de autoria do DJ Karrane, e outro com influências do funk brasileiro, feito pelo Sanvtto. As faixas serão lançadas separadamente em outubro.

Escute Chega Devagar aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?