Artigos | Música

Documentário lembra as músicas e os afetos de Caymmi

Change Size Text
Documentário lembra as músicas e os afetos de Caymmi Videoforum Filmes/Divulgação

Um dos maiores patrimônios da cultura brasileira, Dorival Caymmi (1914 – 2008) é o tema do novo documentário da diretora Daniela Broitman. Passeio pela vida e obra do cantor e compositor que inovou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a bossa nova e a tropicália, Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos (2019) entra em cartaz na semana em que se comemoram os 110 anos de nascimento do artista baiano.

Dirigido, escrito e produzido por Daniela Broitman – realizadora de Marcelo Yuka no Caminho das Setas (2011) –, o filme reúne preciosas imagens de época, depoimentos e entrevistas para mostrar como Caymmi foi inovador na maneira de compor letras e tocar violão, tornando-se um cronista dos costumes, anseios e gracejos da gente da Bahia popular. A produção ganhou Melhor Filme do Júri Popular e o Prêmio Especial do Júri no In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical.

O roteiro do longa parte de uma entrevista inédita em que Dorival Caymmi faz confidências aos 84 anos, falando sobre sua relação com o universo do mar e dos pescadores, a cultura de raiz afro-brasileira, a espiritualidade do candomblé, as histórias de amor e os elementos da natureza que tanto inspiraram sua obra.

Videoforum Filmes/Divulgação

Videoforum Filmes/Divulgação

Além do encantamento do músico com a forma do vento, os orixás, o mar quebrando na praia – representados tanto em belas imagens registradas especialmente para o filme quanto na trilha sonora –, a narrativa é complementada com histórias contadas pelos filhos Dori, Nana e Danilo Caymmi, os amigos Caetano Veloso e Gilberto Gil, a ex-nora e compositora Ana Terra, o neto Gabriel Caymmi, o produtor e amigo Guto Burgos e a ex-cozinheira e confidente Cristiane de Oliveira.

Como não poderia ser diferente, a música é um elemento essencial na construção do documentário, mostrando o mestre Caymmi descontraído e divertindo-se ao improvisar interpretações de clássicos de seu repertório como Quem Vem pra Beira do Mar, O Vento, Sábado em Copacabana, A Vizinha do Lado e Marina, entre outras canções.

Dorival Caymmi e a esposa Stella. Foto: Videoforum Filmes/Divulgação

Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?