Música | Notas

Fagner lança o álbum “Serenata”

Change Size Text
Fagner lança o álbum “Serenata” Foto: Jorge Bispo/Divulgação

O novo álbum de Raimundo Fagner é uma seleção de serestas e clássicos da música popular gravados originalmente por grandes vozes da Era do Rádio, como Francisco Alves, Sílvio Caldas, Orlando Silva e Vicente Celestino

A seleção afetiva de Fagner reúne temas de Pixinguinha, Silvio Caldas, Cartola, Orestes Barbosa, Vinícius de Moraes e Chico Buarque, entre outros compositores.

Batizado de Serenata, o projeto está sendo lançado nos formatos físico e digital nesta sexta (18/12) e é a estreia de Fagner na Biscoito Fino.

A relação com essas canções começou nos tempos de criança:

— Meu irmão Fares Cândido Lopes foi o grande seresteiro de Fortaleza, me criei ouvindo ele cantar com Evaldo Gouveia, grande compositor da MPB que era nosso vizinho e afilhado de meus pais. Na minha infância eu ouvia música de adultos, grandes seresteiros, especialmente Silvio Caldas, a quem considerava o maior. É uma homenagem ao meu irmão, eu devia esse disco. Ele também me influenciou na paixão pelo futebol e fez muito pelo esporte, tendo sido presidente do Fortaleza — pontua Fagner.

O primeiro single, Lábios que Beijei, primeiro grande sucesso de Orlando Silva em em 1937, estreou nas plataformas digitais em outubro. O segundo, Serenata, que antecedeu a chegada do álbum, revelou a colaboração especialíssima de Fagner com Nelson Gonçalves, feita com ajuda da tecnologia, tendo como base a voz original da gravação que Nelson lançou em 1991.

A ideia de um projeto como Serenata é antiga e se fortaleceu quando Fagner visitou a cidade de Conservatória (RJ), berço da seresta:

— A convite do meu parceiro e amigo Paulinho Tapajós fui à terra de seu pai, Paulo Tapajós, pioneiro do rádio brasileiro. Foi um dos dias mais emocionantes da minha vida ser homenageado por uma multidão cantando Mucuripe, à porta da casa dos Tapajós — relembra Fagner.

Escute Serenata aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?