Música | Notas

Kunumí MC lança single em parceria com o Instituto Moreira Salles

Change Size Text
Kunumí MC lança single em parceria com o Instituto Moreira Salles Capa. Foto: Divulgação

Depois da grande projeção do vídeo de Xondaro Ka’aguy Reguá, o rapper indígena, Kunumí MC, de 19 anos, que vive na Aldeia Krukutu (SP), lança mais um single: Moradia de Deus, que também ganhou clipe, dirigido por ele. A faixa foi produzida através do apoio do Programa Convida, que o Instituto Moreira Salles lançou durante este período de pandemia e que já apoiou mais de 125 artistas por todo o país.

A música partiu do refrão cantado em guarani – Jaikó, jarekó oó / Jaikó, jarekó tekó, que em português é Vivemos e temos casa / Vivemos e nossa cultura está viva -, que Kunumí conta que escreveu inspirado pelos irmãos, DJ Tupan e Jekupé Mirim.

“Com essa música, eu tento levar força para os meus irmãos, canto pra eles este trecho, por exemplo: ‘Na moradia existe uma família / quem protege é você e Deus quem te fortalece / território ancestral viver e crescer com alto astral / vim passar uma visão com respeito, na moral / O nosso corpo, moradia da nossa alma / e numa vida, alegria é o que nos acalma’”. Além disso, ele diz que o conselho que dá também vale para ele próprio: “Às vezes, a gente sabe de muitas coisas, mas é bom ter alguém para nos aconselhar. E quem me aconselha é o meu espírito, meu sentimento. Essa música é bastante espiritual. E vale como uma dica para todos os meus irmãos e irmãs, pelo mundo todo”.

Kunumí revela também que uma semana antes do convite do IMS, ele e sua companheira, Kamilla Silva, já estavam pensando na música, com o tema sobre moradia. “Cada um tem a sua própria casa e lá existe uma família, né? E família é um projeto de Deus. Na moradia, inclusive, está sempre Ele guiando, protegendo. E o nosso corpo também é a nossa moradia, né? Assim como o planeta também é e no final, tudo é moradia de Deus”.

Kunumí também assina a direção do clipe, que foi filmado na Aldeia Krukutu e contou com captação de imagens por ele, sua companheira Kamilla Silva, DJ Tupan e também pelo seu pai, Olívio Jekupé, responsável pela poesia de abertura da canção. A finalização do vídeo ficou por conta de Joul Matéria Rima e Nicolas MC, e a produção musical é de Agapê.

A capa do single traz um desenho assinado por Jaider Esbell, que participou da primeira etapa do projeto do IMS. Artista multimídia, indígena Makuxi da Terra Indígena Raposa – Serra do Sol. Jaider vive e trabalha em Boa Vista, onde mantém a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea. É produtor, curador e livre pesquisador do Sistema da Arte Indígena Contemporânea. A inspiração para a ilustração foi uma foto do Kunumí, que gostou bastante do resultado: “Tem um lado espiritual muito forte nessa imagem, assim como na letra da música. Gostei muito de tudo”.

Confira o clipe de Moradia de Deus aqui.

Still do clipe de Moradia de Deus – Kunumí MC e seu filho, Christian Erick.
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?