Agenda | Beneficente | Música

Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto solidário

Change Size Text
Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto solidário Eduardo Seidl/Divulgação

A Orquestra de Câmara da Ulbra realizará um concerto solidário no domingo (16/6), às 11h, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas (Rua Luiz Voelcker, 285 – Três Figueiras, Porto Alegre). Como forma de arrecadar doações às vítimas da enchente, o concerto será gratuito mediante a entrega de alimentos não perecíveis. 

Com regência do maestro Tiago Flores, o programa será dedicado à obra de dois dos maiores compositores do período clássico e da história da música ocidental: Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) e Franz Joseph Haydn (1732 – 1809). Juntos, eles personificam o chamado classicismo vienense. 

A apresentação começa com a execução de Divertimento em Si Bemol, KV 137, de Mozart, que compôs diversas obras desse gênero musical. Com muitos exemplos no século 18, os divertimentos geralmente são compostos para orquestra de câmara e retratam, com humor alegre, brincadeiras e jogos da sociedade. 

A próxima peça será a Sinfonia Nº 29, em Lá Maior K. 201, também de Mozart – uma das mais interessantes e refinadas que emanam do fértil período do compositor, entre 1772 e 1774. Fiel ao modelo clássico vienense, a obra é um exemplar de escrita charmosa, que entretém e encanta.

Além das cordas, participam um par de oboés e um par de trompas. A economia de instrumentos, no entanto, em nada limita ou impede o seu carácter sinfônico.

O concerto se encerra com Sinfonia Nº 45, “Despedida”, de Haydn. Uma das sinfonias mais célebres do compositor, a obra ficou conhecida por conta de seu último movimento, no qual, ao longo da execução, os instrumentistas vão parando de tocar e, um de cada vez, vão fechando as partituras e deixando o palco – até restarem apenas dois violinistas, que se vão um após o outro, finalmente.

Dizem que Haydn teria desejado chamar a atenção do príncipe Eszterhazy, pois os músicos vinham de uma extensa temporada longe de casa e precisavam voltar para rever suas famílias. A Orquestra de Câmara da Ulbra executará essa peça nesse mesmo formato proposto por Haydn, com os músicos deixando o palco um por um.

domingo, 16 de junho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?