Agenda | Cultura | Evento | Música

Projeto Obras Comentadas incentiva doações às vítimas das enchentes

Change Size Text
Projeto Obras Comentadas incentiva doações às vítimas das enchentes Carlos Lyra. Foto: Kaká Boa Morte e Café Braga/Divulgação

Projeto que surgiu durante a pandemia para discutir grandes produções da música brasileira, o Obras Comentadas realiza uma edição especial neste sábado (18/5) para incentivar as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Durante toda a transmissão, que inicia às 16h, pelo canal do YouTube do músico Felipe Antunes, o público será convidado a contribuir pelos sites sosenchentes.rs.gov.br e www.paraquemdoar.com.br.

Em sua 44º edição, o evento virtual homenageará o cantor e compositor Carlos Lyra (1933 – 2023) em um bate-papo com a produtora Magda Botafogo e os músicos Roberto MenescalJoyce MorenoAntonio Adolfo e Wanda Sá. Os artistas que participam da conversa também são responsáveis pelo álbum Afeto, lançado no último mês de dezembro para homenagear os 90 anos de Lyra. 

O evento é realizado pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, espaço localizado na Rua Germano Petersen Júnior, 250, no bairro Auxiliadora, que também é ponto de coleta de mantimentos para as famílias atingidas pelas chuvas. No local, estão sendo recebidos itens de higiene pessoal, como sabonetes, escovas de dente, pasta de dente, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, lenços umedecidos e pomadas para assaduras de bebês, além de toalhas e cobertores.

Durante a transmissão, o público conhecerá os bastidores das gravações do tributo fonográfico que teve tempo de ser ouvido pelo artista carioca poucos dias antes de sua morte, em dezembro de 2023. O álbum faz um amplo passeio por todas as fases e estilos da obra do compositor que Tom Jobim considerava “o grande melodista, desenhista, harmonista, rei do ritmo, da síncope, do desenho, da ginga, do balanço, da dança e da lyra”.

Com arranjos feitos por João Donato, Marcos Valle, Jaques Morelenbaum, Antônio Adolfo e Gilson Peranzzetta, o disco traz uma seleção de músicas representativas da trajetória de Lyra interpretadas por vozes de grandes nomes da música brasileira: Mart’nália, Gilberto Gil, Joyce Moreno, Ivan Lins, Caetano Veloso, Lulu Santos, Djavan, Marcos Valle, Patrícia Alvi, Fernanda Abreu, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Paula Morelenbaum, Roberto Menescal, Edu Lobo e Mônica Salmaso.

Reprodução

sábado, 18 de maio de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?