Música | Notas

Quando vários artistas se conectam: é uma Bossa!

Change Size Text
Quando vários artistas se conectam: é uma Bossa! Arte: Aline Stoffel/Divulgação

A Loop Discos lançou nesta sexta (11/12), em todas as plataformas digitais, o single Sem Você Não Sou Ninguém.

A Bossa Nova foi composta durante a pandemia pela jornalista Roberta Amaral e o pianista João Maldonado, com letra do baixista Netho Vignol.

Esta é a primeira vez que eles se aventuram pelo estilo. Maldonado começou no jazz, passou pelo blues, fez fama no rock gaúcho com a banda TNT até voltar para o jazz. Netho é baixista com a veia do rock. O start veio durante uma live que o pianista participou com Roberto Menescal, e ele disse o seguinte sobre a MPB: “Não inventem coisas novas, apenas façam bem feito o que já existe.”

— Durante meses sem sair de casa, o que nos salvou do medo e das incertezas da pandemia foi a música, o vinho e as lives. Numa delas (lives), o que Menescal disse ficou martelando, até que o dia em que a Roberta começou a cantarolar uma Bossa Nova. Eu sentei ao piano e veio toda a música. A Loop Discos já tinha a ideia de criar um trabalho envolvendo artistas do selo, foi então que apresentei a Bossa já com a letra do Netho e nasceu ‘Sem você não sou ninguém — lembra Maldonado.

A música tem a participação especial de Paulo Braga (RJ), baterista de Tom Jobim e Elis Regina e que gravou o álbum Elis & Tom (1974). Chama atenção também a participação feminina: quem leva a música ao violão é Bibiana Petek (RS) – ela fez toda a produção com João Maldonado –, acompanhada de Denise Fontoura (RS) nas flautas, revelando o talento da cantora Aline Stoffel (RS).

Nos vocais, além de Aline e Bibiana, Camila Trentini (RS), Rê Adegas e Taís Reganelli (Lisboa). A letra fala sobre a liberdade que é amar: “preso a você sou livre”.

— Resgatamos a originalidade da Bossa Nova com toda a força das mulheres. Além de uma delas ser compositora, são elas que levam a música. Nós, homens, apenas acompanhamos no piano, baixo acústico e bateria – somos três e elas seis. É a afirmação de que sem elas não somos ninguém — destaca João Maldonado.

Escute Sem Você Não Sou Ninguém aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?