Agenda | Literatura | Notas

69ª Feira do Livro de Porto Alegre: confira os destaques da programação

Change Size Text
69ª Feira do Livro de Porto Alegre: confira os destaques da programação Foto: Eduardo Fernandes

Com o tema Quem lê, sabe o caminho, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre chega a sua 69ª edição. De 27 de outubro a 15 de novembro, a Praça da Alfândega vai receber 110 estandes e uma programação que abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil no espaço Quintal das Histórias. Neste ano, o horário de funcionamento será unificado para todas as áreas: das 10h às 20h. O patrono da edição de 2023 é o escritor e cineasta Tabajara Ruas. 

Entre os convidados, estão o escritor Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, o escritor Jacques Fux, a médica e escritora Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o escritor, compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros autores nacionais. O evento também vai receber autores internacionais, como Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl, da Noruega, Giovanna Rivero, da Bolívia, Eckhart Nickel, da Alemanha, Teresa Cárdenas, de Cuba, Velia Vidal, da Colômbia.

Com uma abordagem voltada para questões contemporâneas e sociais, a feira também vai abordar temas relevantes, como o antirracismo, a diversidade LGBTQIAPN+ e a sustentabilidade. Buscando discutir esses temas, o evento pretende promover diálogos, reflexões e a valorização de diferentes grupos e perspectivas na literatura.

A edição também marca a retomada de dois programas que buscam levar o evento literário para todas as pessoas. Na atividade A Feira vai à Fase, o escritor José Falero participa de encontro on-line com adolescentes de uma unidade da Fase, após leitura de suas obras. Além disso, 50 deles visitarão a Feira do Livro, com autorização judicial, para encontro com o autor. Já o programa Página Virada, de leitura e escrita da Superintendência de Serviços Penitenciários – Susepe, promove encontro com o escritor Alê Garcia, também dentro da programação da Feira.

Confira os destaques da programação:

Bate-papos e palestras

Natalia Timerman
No dia 28 de outubro, a partir das 16h, no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz, a autora de Desterros – Histórias de um Hospital-Prisão participa do bate-papo As Pequenas Chances, em que falará sobre o seu novo livro.

Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl
No dia 29 de outubro, a partir das 16h, no Auditório Barbosa Lessa, as médicas norueguesas participam da conversa Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo!, com mediação de Monique Prada.

Clóvis de Barros Filho
No dia 30 de outubro, a partir das 18h, no Teatro Carlos Urbim, o escritor participa de uma conversa sobre ética, felicidade e autoconhecimento. 

Sidarta Ribeiro
Ainda no dia 30, a partir das 17h30, no Auditório Barbosa Lessa, Sidarta participa do encontro Tecendo os fios da consciência: explorando os mistérios da mente

Giovanna Rivero
No dia 1º de novembro, às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa, a autora boliviana conta mais detalhes sobre o seu livro Terra Fresca da sua Tumba em conversa com mediação de Irka Barrios.

Itamar Vieira Junior
No dia 2 de novembro, no Espaço Força e Luz, a partir das 17h30, o autor dos livros Torto Arado e Salvar o Fogo participa de bate-papo sobre literatura com Jeferson Tenório e mediação de Nathallia Protazio

Maria Homem e Jacques Fux
No dia 3 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, a partir das 17h30, a psicanalista e o escritor falam sobre amor e traumas em conversa com mediação de Tânia Carvalho

Eduardo Spohr
No dia 4 de novembro, a partir das 17h, no Teatro Carlos Urbim, o jornalista, escritor e podcaster marca presença com o evento Criação e Recriação de Mundos, em que ele, junto de outros autores, montará uma história com a plateia com direito a cenário e personagens. 

Tereza Cárdenas
No dia 4 de novembro, a partir das 16h, a autora cubana que traz em sua obra o protagonismo negro e a ancestralidade africana, conversa com Marieta dos Santos, no Auditório Barbosa Lessa.

Regina Dalcastagnè
No dia 5 de novembro, Os desafios da crítica contemporânea é o tema da roda de conversa que a autora participa com Ricardo Barberena no Auditório Barbosa Lessa, a partir das 16h.

Bela Gil
No dia 5 de novembro, a partir das 15h, no auditório Barbosa Lessa, a chef de cozinha e apresentadora participa do encontro Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável. 

Ana Suy
No dia 9 de novembro, a autora de Não Pise no Meu Vazio conversa com Diana Corso no Auditório Barbosa Lessa, a partir das 17h30.

Luiz Eduardo Soares
No dia 10 de novembro, o escritor e cientista político participa de uma conversa com Daniel Galera sobre o livro Enquanto Anoitece.

Ana Maria Machado
No dia 11 de novembro, a jornalista e autora da obra De Muito Longe, conversa com Gilberto Schwartsmann, no Espaço Petrobras Carlos Urbim, a partir das 18h.

Nelson Motta
No dia 11 de novembro, a partir das 16h, no auditório Barbosa Lessa, o jornalista e compositor conversa com o músico e escritor Arthur Faria no bate-papo De Lupicínio Rodrigues aos anos de ouro do nosso cenário musical.

Pedro Pacífico
No dia 11 de novembro, a partir das 14h, no auditório Barbosa Lessa, Pedro participará de um bate-papo sobre como os livros podem nos ensinar sobre o mundo e de que maneira a literatura ajudou na construção da sua identidade.

Oficinas

Serão 15 oficinas, conduzidas por escritores, roteiristas e jornalistas, entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, nos espaços da Casa de Cultura Mário Quintana, do Memorial do Rio Grande do Sul e do Espaço Força e Luz. As atividades são voltadas para todos os públicos e são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia.

“Oficina de escrita de contos de horror”
No dia 28 de outubro, às 13h, com Irka Barrios, na Sala Sergio Napp da Casa de Cultura Mário Quintana

“Poesia em movimento: escrita e declamação”
No dia 28 de outubro, às 14h, com Lilian Rocha, no auditório do Memorial do RS. 

“Conversa de Roteirista”
No dia 29 de outubro, às 14h, com Leo Garcia, no auditório do Memorial do RS. 

“Introdução à literatura de horror brasileira”
No dia 31 de outubro, às 19h, com Gustavo Melo Czekster, na sala Hermes Mancilha da Casa de Cultura Mário Quintana. 

“Poesia plena – Ritmo e poesia – transversalidades de linguagens e oralidades do Rap à poesia do Livro”
No dia 1° de novembro, às 14h, com Carlos Badia, Negra Jaque e Ricky Rafuagi, no auditório do Memorial do RS. 

“A escrita de si: partindo das memórias de espaços e situações da infância – e mais! – iniciar uma outra escrita de si e do mundo. Exercícios arqueológicos e dinâmicos”
No dia 2 de novembro, às 14h, com Valesca de Assis, no auditório do Memorial do RS. 

“Profissão Ghostwriter – A arte de escrever para os outros”
No dia 3 de novembro, às 14h, com Mateus Colombo, Rafael Codonho e Tomás Adam, no Auditório Barbosa Lessa.

“Processos criativos, re-criativos e recreativos”
No dia 4 de novembro, às 14h, com Julia Dantas, no auditório do Memorial do RS. 

“Você escritor”
No dia 5 de novembro, às 14h, com Cris Lisbôa, no auditório do Memorial do RS.

Fundamentos da crônica: uma conversa sobre o cotidiano”
No dia 10 de novembro, às 14h, com Fabrício Carpinejar, no Auditório Barbosa Lessa.

“Leituras compartilhadas”
No dia 11 de novembro, às 10h, com Lu Thomé, no auditório do Memorial do RS 

“Existem especificidades na criação literária para crianças e jovens?”
No dia 11 de novembro, às 14h, com Anna Cláudia Ramos, no auditório do Memorial do RS. 

“A escrita em si a partir dos diários de Carolina Maria de Jesus”
No dia 12 de novembro, às 14h, com Dalva Maria Soares, no auditório do Memorial do RS.

“Escrevendo literatura fantástica: uma jornada pela escrita de horror, fantasia e ficção científica”
No dia 14 de novembro, às 14h, com Duda Falcão, no auditório do Memorial do RS.

“Como publicar seu primeiro livro”
No dia 15 de novembro, às 14h, com Flávia Cunha e Duda Falcão, no auditório do Memorial do RS.

Endereços dos espaços:
Casa de Cultura Mário Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Memorial do Rio Grande do Sul (R. Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico)
Espaço Força e Luz (R. dos Andradas, 1223 – Centro Histórico)

69ª Feira do Livro de Porto Alegre 
27 de outubro e 15 de novembro
Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre
Confira a programação completa no site do evento

sábado, 11 a 15 de novembro de 2023

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?