Música | Notas

Ana de Oliveira lança CD e livro dedicados ao violino solo

Change Size Text
Ana de Oliveira lança CD e livro dedicados ao violino solo Foto: Paulo Rapoport/Divulgação

Com longa carreira como camerista e spalla em orquestras nacionais e internacionais, violinista paulistana, radicada no Rio, lança o álbum Dragão dos Olhos Amarelos, com participação de André Mehmari, e o livro O Violino na Música Contemporânea Brasileira, marcando sua estreia com CD solo e como autora na literatura musical.

Radicada no Rio de Janeiro, a violinista paulistana Ana de Oliveira, spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e integrante do renomado Trio Puelli, lançou-se um desafio no ano mais assustador e incógnito da história recente da Humanidade e, especialmente, da classe artística e musical: estrear seu projeto solo, o primeiro de uma carreira com mais de três décadas a serviço da música brasileira e internacional.

Com produção, direção e concepção da própria autora, dez das quinze faixas que compõe o CD foram criadas instantaneamente, em fevereiro último, no Estúdio Monteverdi, onde foi gravado, mixado e masterizado por André Mehmari.

Além destas autorais inéditas, e compõe ainda o repertório Dodecafoniana I e II para violino solo, obra de Sérgio Ferraz dedicada à violinista; Cadenza, composição da violinista para a música “Eterna” de Egberto Gismonti em sua versão para solista e orquestra; Malinconia da segunda Sonata para violino Solo, de E. Ysaÿe, e Posso Chorar, com André Mehmari ao piano, uma faixa bônus inédita escrita por Hermeto Pascoal nos anos 80 e dedicada à violinista quando a conheceu na estreia de sua Sinfonia em Quadrinhos – na época, a artista tocava como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

Escute Dragão dos Olhos Amarelos aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?