Cinema | Notas

“Belchior – Apenas um Coração Selvagem” estreia no festival É Tudo Verdade

Change Size Text
“Belchior – Apenas um Coração Selvagem” estreia no festival É Tudo Verdade Belchior. Foto: Acervo UHC Folha Press/Divulgação

Belchior – Apenas um Coração Selvagem terá sua primeira exibição no Brasil no 27º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. É a estreia de Natália Dias e Camilo Cavalcanti na direção de um documentário. A dupla, que têm longa carreira na produção de projetos brasileiros, assina também o roteiro com Paulo Henrique Fontenelle, diretor e roteirista de Cássia Eller (2014) e Loki, Arnaldo Baptista (2008). A produção é da Clariô Filmes, do mineiro Camilo Cavalcanti, responsável pela produção executiva de longas-metragens como A Vida Invisível.

A história e as contradições do rapaz latino-americano são mostradas no filme por meio de imagens de arquivo e depoimentos de diferentes momentos dos 40 anos de carreira do artista. Contado em primeira pessoa, o longa traz entrevistas do cantor cearense. O documentário também apresenta poemas e letras da obra do cantor, declamadas por Silvero Pereira. Conterrâneo de Belchior, o ator foi a escolha imediata dos diretores, por sua relação com o Nordeste, as semelhanças com o cantor e a potência de sua atuação.

Nascido em Sobral, no Ceará, Belchior relata no filme a influência poética, lírica e religiosa do nordeste em suas canções. O cantor era conhecido por ser crítico às letras do tropicalismo com frases como “nada é divino, nada, nada é maravilhoso”, em alusão à música de Caetano Veloso. O longa passeia por composições de sucesso como Sujeito de Sorte, Como Nossos Pais, Paralelas, A Palo Seco, Apenas um Rapaz Latino-americano e Coração Selvagem.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?