Notas

Casa de Cultura Mario Quintana recebe obra de restauro

Change Size Text
Casa de Cultura Mario Quintana recebe obra de restauro Foto: André Furtado/Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), que em setembro completa três décadas de funcionamento, receberá um investimento substancial em ações de restauro e modernização da estrutura interna.

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) – proponente do projeto – deu início a uma série de obras com o patrocínio do Banrisul e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

As melhorias envolvem novas instalações elétricas e hidráulicas, substituição de extintores de incêndio, renovação de toda sinalização de emergência e outros requisitos de adequação ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). A reforma dos camarins do Teatro Bruno Kiefer está inserida nas benfeitorias, assim como serviços de manutenção em diversos outros espaços da Casa.

— Existe um sério cuidado com as condições de segurança dos servidores, dos agentes culturais e do público que usufrui a estrutura e a programação da Casa. Aliado a isso, temos zelo absoluto com a preservação do patrimônio cultural material e imaterial sob nossa responsabilidade — ressalta Diego Groisman, diretor da CCMQ. As obras de restauro, que devem estar concluídas em dezembro, com execução a cargo da empresa ArqUm, têm investimento inicial de R$ 1 milhão.

Para a AACCMQ, a regularização do PPCI é uma importante meta alcançada. “Trata-se de uma providência necessária para garantir a segurança e dar tranquilidade aos frequentadores, além de preservar o prédio histórico, construído há cem anos, que nas últimas três décadas é referência cultural no Rio Grande do Sul”, avalia a presidente da Associação, Liana Zogbi.

A parceria com o Banrisul, patrocinador oficial da Casa de Cultura Mario Quintana, vem sendo vital para a preservação do patrimônio cultural do Estado. Entre 2013 e 2015, o patrocínio do Banrisul ao projeto “De hotel a casa de todas as culturas” já havia garantido investimentos de mais de R$ 4,2 milhões para manutenção e pintura de todas as aberturas, restauro dos capitéis e do calçamento.

A secretária de Estado da Cultura também comemora a conquista.

— Esta obra tão esperada é um presente de aniversário para a CCMQ. Com os recursos garantidos pelo Banrisul, a Sedac agora busca novos investimentos para melhorar as condições de acessibilidade da Casa e sanar as infiltrações de água de chuva nos terraços abertos. Nosso objetivo é dotar a instituição com todas as condições de segurança e conforto para os frequentadores de todas as idades — complementa Beatriz Araujo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?