Dança | Edital | Notas

Centro de Dança abre edital para propostas de espetáculos inéditos

Change Size Text
Centro de Dança abre edital para propostas de espetáculos inéditos Foto: João Mattos Fotografia/PMPA

O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e o Goethe-Institut Porto Alegre promovem mais um edição do Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo 2023. As inscrições ficam abertas de 15 de maio a 30 de junho via formulário.

A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$ 20 mil. O espetáculo cumprirá temporada de três apresentações no Auditório do Goethe-Institut de 19 a 21 de outubro. O Goethe-Institut disponibilizará seu auditório para os ensaios e as apresentações da montagem contemplada.

Aqui “re-volta” trata de inconformidade e luta, mas também do giro para observar ao redor e de novo provocar o corpo e o olhar a novas perspectivas. Por isso a ênfase no pensamento do bailarino, coreógrafo e professor de dança Jean-Georges Noverre (1727-1810) e na sua provocadora obra Cartas sobre a Dança (Letters sur la Danse) como linha norteadora do projeto. Sua obra permanece extremamente atual e provocativa ao pensar e ao fazer dança na postura crítica em relação à técnica e aos cânones estabelecidos, na valorização dos intérpretes e sua expressividade, na valorização da inventividade e força criativa, na autonomia da dança enquanto arte, entre outras valiosas contribuições.

O projeto segue somando esforços para o fomento da produção local de dança e o incremento do circuito de apresentações na Capital. Além do incentivo para criação de novas obras coreográficas e o suporte para garantir ensaios no próprio local de apresentação, a ocupação pela dança do tradicional palco do Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre é um dos pontos altos do projeto (Re)-Volta da Dança.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?