Cultura | Literatura | Notas

Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas lança e-book da edição 2022

Change Size Text
Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas lança e-book da edição 2022 Acampamento Farroupilha 2019. Foto: Joel Vargas/PMPA/Divulgação

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 lançou o e-book Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras, obra que apresenta o tema dos Festejos Farroupilhas de 2022. 

A obra, que está disponível para download no site da Sedac, reúne textos da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, da secretária Adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2022, Gabriella Meindrad, do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, do vice-presidente da Comissão Festejos Farroupilhas 2022, Maxsoel Bastos de Freitas, e de Francisco Emílio Miron Roloff, da União das Etnias de Ijuí/RS.

O Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2022 é o poeta, compositor, gaiteiro, violonista e cantor Adair Rubim de Freitas, que comemora 50 anos de carreira. A canção oficial dos Festejos, Num Só Lugar, é de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), integrantes do grupo Alma Gaudéria. A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos foi produzida pelo artista plástico Mauro Vila Real.

O e-book traz ainda uma pesquisa desenvolvida pela UETI sobre a contribuição étnica antropológica na formação do gaúcho. As atividades dos Festejos Farroupilhas 2022 terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?