Notas

Eduardo Bueno ministra curso inédito e online sobre a Independência do Brasil

Change Size Text
Eduardo Bueno ministra curso inédito e online sobre a Independência do Brasil Foto: Denise Dambros/Divulgação

O jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, preparou um curso inédito e online para falar sobre a trama dramática e inusitada que envolve a Independência do Brasil. Serão três aulas, de noventa minutos cada, ministradas ao vivo pela plataforma Zoom nos dias 1º, 8 e 15 de outubro, a partir das 19h.

A convite do Instituto Ling, o autor examinará os aspectos mais famosos dessa história, e outros que muito provavelmente desconhecemos, apresentando de maneira inusitada as particularidades e os personagens envolvidos nesse episódio. Intitulado 

— Vou dar todos os detalhes, todas as minúcias e todas as reflexões possíveis pra gente entender porque, 200 anos depois, o Brasil ainda não é uma nação plenamente liberta — adianta Peninha.

Durante os encontros, os participantes ainda poderão acompanhar um material de apoio preparado especialmente para a atividade e enviar dúvidas e comentários para o professor. Um Desfile pela Independência do Brasil, está com as inscrições abertas no site. As matrículas custam R$ 285 e podem ser parceladas nos cartões de crédito.

Proferido em setembro de 1822, o grito do Ipiranga decretou a separação do Brasil de Portugal, mas manteve no trono um rei português, evitou a proclamação de uma república e, acima de tudo, garantiu que a escravidão seguisse intacta. Por isso, muitos historiadores acham que o 7 de Setembro foi uma “revolução conservadora”. No curso, Peninha, um exímio contador de histórias, narra, dramatiza e ironiza os detalhes sórdidos da Independência.

— Uma trama que envolve poder, intriga, sexo, sangue e, é claro, dinheiro, com um elenco de personagens notáveis, como a princesa austríaca (e futura imperatriz) Leopoldina, o intelectual e sedutor José Bonifácio, a fogosa marquesa de Santos e o inacreditável mercenário inglês Lord Cochrane — explica ele.

Eduardo Bueno iniciou sua carreira como jornalista em 1976 e trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil. Como autor da coleção Terra Brasilis, sobre a história do Brasil colônia, tornou-se um fenômeno editorial, vendendo quase um milhão de livros. Seu canal Buenas Ideias no Youtube, criado em 2017, tem 840 mil seguidores que geram mais de um milhão de visualizações por mês. Traduziu 22 livros, dentre eles On The Road, de Jack Kerouac, responsável pela chegada da geração beat ao Brasil, e editou mais de 250 títulos, boa parte deles inéditos no país.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?