Artes Visuais | Notas

“Entre Linhas” é a nova ocupação do Espaço Vitrine CCMQ

Change Size Text
“Entre Linhas” é a nova ocupação do Espaço Vitrine CCMQ Obra "Purpura", de Mitti Mendonça.

O Espaço Vitrine CCMQ recebe a ocupação Entre Linhas, no espaço destinado à exposição, comercialização e difusão de iniciativas da economia criativa, no térreo do complexo cultural. Entre Linhas apresenta uma seleção de seis artistas que têm em comum o uso de técnicas têxteis no cerne da sua produção. A curadoria é de Carolina Grippa e a escolha dos artistas foi pensada para dialogar com a obra Tetas que Deram de Mamar ao Mundo, de Lídia Lisbôa, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

Realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e pelo RS Criativo, programa estratégico da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) voltado à economia criativa. O espaço vem proporcionando, desde maio de 2021, visibilidade e geração de renda para coletivos de artistas e artesãos.

Em Entre Linhas, Luzia dos Santos Soares borda trabalhos carregados de sonhos, evocados por cores e texturas. Elair da Fontoura trabalha só com nós, olha para sua ancestralidade e cria suas próprias bonecas Abayomi. Ana Votto desenha com linhas, lantejoulas e materiais do cotidiano. As três descobriram o bordado na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Gabriel Pessoto pesquisa o trânsito de imagens entre mídias digitais e analógicas e do têxtil ao GIF. Guilherme Robaski se interessa por práticas tradicionais e manuais. Mitti Mendonça, motivada pela convivência com suas tias bordadeiras de carnaval, tem uma pesquisa que perpassa a ancestralidade, memória e afeto. 

Obra “Tempo”. Foto: Divulgação

Com poéticas, misturas de materiais e proposições distintas, o conjunto apresentado nas salas envidraçadas da CCMQ apresenta a multiplicidade do têxtil e suas potencialidades, experimentadas pelos artistas por diferentes trajetórias e memórias. 

Entre Linhas segue no Espaço Vitrine CCMQ de sexta a domingo, das 14h às 18h, até o dia 7 de maio.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?