Educação | Notas

Escola IC disponibiliza cursos voltados para produção cultural no Brasil e América Latina

Change Size Text
Escola IC disponibiliza cursos voltados para produção cultural no Brasil e América Latina Escola IC. Foto: Divulgação

Em 10 de maio, dois novos cursos auto formativos são agregados ao currículo da Escola IC. São eles: Percurso em Produção Cultural – Políticas culturais no Brasil e Percurso em Produção CulturalPolíticas Culturais na América Latina, do Observatório Itaú Cultural. Todos com recursos de Libras e legendas nas aulas.

Percurso em Produção Cultural – Políticas culturais no Brasil é estruturado em duas aulas que abordam temas como histórico de políticas públicas, o Plano Nacional de Cultura, a Lei Aldir Blanc, a criação e destituição de órgãos de fomento à cultura nacional ao longo dos anos e as variações que a instabilidade política acarreta no setor cultural.

A primeira aula, que traz o contexto histórico, faz um histórico das políticas culturais e outras iniciativas do setor no Brasil desde o Império até hoje, entendendo os marcos das políticas culturais em cada período. Na segunda aula, Os desafios de implementação das Políticas Culturais e da participação social, os alunos refletem sobre o Plano Nacional de Cultura, sua execução, erros, acertos e é feita uma análise mais detalhada sobre o alcance de metas.

Percurso em Produção Cultural – Políticas Culturais na América Latina também é ministrado em duas aulas. Neste, são abordados diversos temas relacionados a políticas culturais no continente latino-americano em toda sua riqueza, possibilidades, desafios e instabilidades, tanto nas artes quanto na política. Na primeira aula, Políticas Culturais – trajetórias das agendas é repassado um histórico dos acontecimentos políticos e culturais relevantes que marcaram o século 20, ilustrados com o depoimento de convidados sobre os contextos da ditadura chilena e das guerrilhas colombianas. A segunda, Políticas Culturais para Convivência, traz à tona o contexto atual do cenário cultural, seus desafios e evoluções, assim como o conceito de cidadania cultural e os desafios enfrentados pelas mulheres e migrantes.

Os cursos contam com recursos pedagógicos, como podcasts, depoimentos, videoaulas, entrevistas, PDFs e textos. Ainda, traz indicações de materiais de apoio para aprofundamentos dos temas discutidos nas aulas.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?