Música | Notas

GIO lança “Nebulosa websérie”

Change Size Text
GIO lança “Nebulosa websérie” Card "Nebulosa Websérie"/Divulgação

Com foco em Valéria, bairro periférico e de origem do cantor, Giovani Cidreira, que assina como GIO, cria uma ponte inusitada entre seu ambiente cultural/local e sua ancestralidade para lançar a Nebulosa websérie, no dia 19 de maio, no seu canal do Youtube

Em quatro episódios, a serem lançados sempre às quartas, até 9 de junho, a obra contará ainda com um episódio ao vivo em formato de reunião aberta ao público do Zoom, no dia 14 de junho. O lançamento do segundo e inédito álbum do cantor Nebulosa Baby, que será lançado pelo selo RISCO, acontecerá conjuntamente com o seu primeiro álbum visual, previsto para primeira quinzena de julho.

A série, focada em cinco faixas do disco e álbum Nebulosa Baby, motes para construção de cada episódio, pretende levar o público a assistir uma conexão singular por meio da música e da diversidade, dando acesso a imagens, acontecimentos, encontros no dia a dia, produção e bastidores de gravações das músicas, assim como a contextos rotineiros da família do artista, depoimentos de figuras locais e importantes para o músico, como amigos e vizinhos de Valéria, que estão conectados a sua trajetória. 

Como plano de fundo serão reveladas imagens do arquivo pessoal de GIO, destacando o interior da Bahia, em especial Santo Amaro, e outros bairros de Salvador, como Cidade Nova e Boca do Rio, bem como São Paulo capital, em uma junção de territórios que o forjaram. Os significados, letras e melodias das canções também são partes significativas e atreladas à concepção dos episódios, que direcionam o espectador a um universo sensível e de pertencimento, em uma articulação entre passado, presente e futuro.

Com este fértil ponto de partida, consagrado pela potente direção de Safira Moreira, proeminente cineasta baiana que tem o trabalho centrado em imagens de pessoas negras, ao redor de uma política da memória, vemos a construção afetiva de uma narrativa decolonial e representativa do povo negro na cultura e musicalidade brasileira, por meio de ferramentas ancestrais reconhecidas como um tipo de tecnologia acessível. 

A Nebulosa websérie se torna um documento, uma memória da ancestralidade e de toda a construção que resulta no novo disco de GIO. Em um retorno às comunidades que o pariram, o artista expõe como o futuro na filosofia de vida, estética, cultura e cosmologias não ocidentais estão traduzidas nas suas falas, experiências e composições. A obra destaca ainda a potência da coletividade e das habilidades artísticas presentes nas periferias de Salvador e do Brasil.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?