Música | Notas

Grupo indígena de rap, Nativos MCs celebra suas origens no single e clipe “Sou Kuikuro”

Change Size Text
Grupo indígena de rap, Nativos MCs celebra suas origens no single e clipe “Sou Kuikuro” Nativos MCs. Foto: Diego K. Yawalapiti

No dia em que se celebra o “Descobrimento do Brasil”, em 22 de abril de 2021, o grupo Nativos MCs homenageou as origens dos povos que viram suas terras invadidas com o single e clipe Sou Kuikuro. Agora, quase um ano depois, o trio indígena troca o boombap da original pelo trap em uma nova interpretação da faixa, com os beats de Senpai

O lançamento é do projeto Voa Parente, do selo Azuruhu, destinado a oferecer visibilidade e representatividade para iniciativas musicais de povos originários de várias regiões do Brasil.

Lançada na esteira da bem recebida nova música Tente Entender, Sou Kuikuro traz novamente o orgulho da terra e da comunidade de onde se originam Macc JB, Urysse Kuykuro e PajéMC. Se a primeira dialogava com o homem branco, que perpetua o preconceito e a destruição de seus antepassados, a nova faixa é uma celebração do povo Kuikuro, suas tradições e culturas, dos mais velhos que passam a sabedoria para os mais jovens.

Nativos MCs é um projeto que surgiu na Aldeia Afukuri, da etnia Kuikuro, localizada no Alto Xingu (MT). Os rappers mostram sua realidade e defendem seu território e tradição por meio da música. 

Assista ao clipe de Sou Kuikuro:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?