Agenda | Artes Visuais | Notas

Hospital Moinhos de Vento apresenta exposição sobre o protagonismo das Schwestern na saúde do Estado

Change Size Text
Hospital Moinhos de Vento apresenta exposição sobre o protagonismo das Schwestern na saúde do Estado Foto: Solange Brum - Ascom Sedac

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Espaço Memória Amarílio Vieira de Macedo, realiza a exposição Schwestern: mulheres protagonistas da história da saúde no Rio Grande do Sul, no Museu Júlio de Castilhos, com estreia fechada nesta terça-feira (30/1), e abertura para o público geral a partir de quarta-feira (31/1). A exposição seguirá até 29 de novembro de 2024, com entrada gratuita.

Composta por painéis móveis, vitrines expositivas, fotografias e acervos tridimensionais, a exposição retrata o trabalho e a contribuição das Schwestern (Irmãs, em alemão) para a medicina e enfermagem gaúchas. A mostra também celebra os 85 anos da Casa Matriz Diaconisas junto com o bicentenário da imigração alemã no Estado.

A exposição abordará a chegada da primeira diaconisa no porto de Rio Grande em 1913 e a contribuição dessas mulheres para a medicina e enfermagem gaúchas, enfatizando momentos que marcaram a história da saúde do Estado. Além disso, abordará problemáticas que envolviam questões de gênero e o acesso das mulheres ao trabalho e à educação, bem como preconceitos advindos da própria congregação.

Com forte atuação nas dependências do Deutsches Krankenhaus (Hospital Alemão), primeiro nome do Hospital Moinhos de Vento, as Irmãs luteranas atuaram em diversas instituições de saúde. Foram pioneiras em muitas frentes, como a educação, a gestão e até mesmo na culinária, abrindo caminho para o desenvolvimento da medicina no Rio Grande do Sul. Elas atuaram na área da enfermagem e tiveram uma importante participação em momentos históricos marcantes, como o primeiro transplante de rim do Estado.

quarta-feira, 31 a 29 de novembro de 2024

Museu Júlio de Castilhos (R. Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico)

Entrada gratuita

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?