Notas | Teatro

Jean Gorziza e Teatro da Fumaça representam o Brasil no Ibsen Scope

Change Size Text
Jean Gorziza e Teatro da Fumaça representam o Brasil no Ibsen Scope Foto: Pedro Pimenta

Nos dias 24 e 25 de abril, o artista porto-alegrense, Jean Gorziza, representa o país ao lado do Teatro da Fumaça, coletivo teatral fundado em Belo Horizonte, no festival norueguês Ibsen Scope, como o único grupo vencedor brasileiro da edição de 2024. Dedicado à obra de Henrik Ibsen, o festival, realizado a cada dois anos na cidade natal do dramaturgo, realiza a premiação como forma de atualizar e difundir a obra de Ibsen. 

Esse ano, além do Teatro da Fumaça, foram contemplados coletivos da África do Sul, Cuba, Líbano e Reino Unido. Além destes, o grupo porto-alegrense Projeto Gompa também representará o Brasil no festival apresentando o espetáculo Instinto, vencedor do Ibsen Scope Grant 2022.

Conciliando práticas de ensino, criação e pesquisa teatral, o projeto Mineral Ibsen, revisitará uma das obras mais conhecidas de Ibsen,  Um Inimigo do Povo para, através dela, abordar questões de forte impacto na contemporaneidade apontadas na peça, como a desinformação, o negacionismo e o impacto da ação humana sobre a natureza. Para trazer tais discussões para a atualidade brasileira, o coletivo irá explorar práticas do repertório do diretor e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1931-2009), abarcados sobre o leque do Teatro do Oprimido, em três cidades mineiras diretamente afetadas pela atuação das mineradoras: Itabirito, Nova Lima e Sabará.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?