Literatura | Notas

Livro que situa transtornos mentais como parte da diversidade chega ao Brasil

Change Size Text
Livro que situa transtornos mentais como parte da diversidade chega ao Brasil Capa do livro "Ninguém é normal: como a cultura criou o estigma dos transtornos mentais"

O livro Ninguém é normal: como a cultura criou o estigma dos transtornos mentais, do antropólogo e pesquisador norte-americano Roy Richard Grinker, chega às livrarias brasileiras a partir de terça-feira (5/3), também disponível no site da Arquipélago. O autor debate os progressos e contratempos da luta contra o estigma, unindo os fios culturais e históricos que nos trouxeram até um momento em que os transtornos mentais e o sofrimento emocional se tornaram aspectos mais aceitos e visíveis da diversidade humana.

Dialogando com uma audiência ampla, Grinker relata episódios como as brutais práticas psiquiátricas do século 18, o surgimento da psicanálise, o surpreendente legado das guerras, a relação de povos não ocidentais com a neurodiversidade e a própria ideia de normalidade. O autor enriquece esse panorama coletivo com a história da própria família, envolvida há quatro gerações com a área da saúde mental — incluindo a análise de seu avô com Sigmund Freud e a experiência de sua filha com autismo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?