Cultura | Notas

Museu Julio de Castilhos inicia trabalho de recuperação de obras do acervo do Museu de Muçum

Change Size Text
Museu Julio de Castilhos inicia trabalho de recuperação de obras do acervo do Museu de Muçum Foto: Jean Dettenborn

Parte do acervo do Museu de Muçum chegou a Porto Alegre na quinta-feira (22/2), por meio de uma parceria técnica estabelecida entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Prefeitura de Muçum, com o apoio técnico-museológico do Museu Julio de Castilhos (MJC) e da Fundação Scheffel, para a restauração de cerca de 100 peças. Em razão da danificação do acervo, que ficou submerso durante as enchentes no Vale do Taquari, será necessário um plano de ação cuidadoso para sua recuperação.

O trabalho principal será realizado no Museu Julio de Castilhos com a colaboração de voluntários credenciados, incluindo estudantes e profissionais das áreas de Museologia, Conservação e Restauro. O transporte das peças foi feito em um caminhão baú, com o acervo devidamente acondicionado em caixas específicas e separado por tipos de materiais. 

Foto: Jean Dettenborn

A ação contará com apoio da disciplina de Conservação do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da professora Virgínia Costa, reconhecida internacionalmente por seu trabalho em tratamento de acervos em metal. Ela estará no Brasil em março para auxiliar no tratamento adequado das peças.

O Museu de Muçum teve seu telhado substituído pela prefeitura e receberá um novo projeto expográfico, que está sendo elaborado por técnicos da Sedac e conta com painéis doados pelo Palácio Piratini. Além disso, a documentação das peças também será refeita, incluindo o livro tombo. No entanto, muitas informações foram perdidas, como dados do doador, datas de doação e usuários dos objetos. 

Após a recuperação, uma exposição será realizada em comemoração ao aniversário da cidade, incluindo a exibição das peças já conservadas e restauradas na reabertura da instituição.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?