Cultura | Edital | Notas

Noite dos Museus anuncia data para 2024 e abre editais para seleção de artistas

Change Size Text
Noite dos Museus anuncia data para 2024 e abre editais para seleção de artistas Foto: For Real Company/ Divulgação

Um dos eventos mais esperados do calendário cultural de Porto Alegre, o Noite dos Museus já tem data confirmada para 2024. Em sua oitava edição, o projeto acontecerá no dia 18 de maio abrindo cerca de 20 instituições para visitação gratuita e em horário inusitado, das 18h até a meia-noite, e abrigando diversas manifestações culturais, que vão da música ao teatro, passando por diferentes performances artísticas realizadas dentro e fora desses espaços.

Os artistas participantes desta edição serão selecionados através de três editais públicos. Para as apresentações no dia do evento, há duas convocatórias: uma de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; e uma de música, em que é necessário o envio de repertório 100% autoral, dos gêneros instrumental, erudito e popular.

O terceiro edital é de artes visuais e selecionará 30 obras fotográficas que serão expostas em uma fotogaleria de grandes dimensões, que será inaugurada na noite do evento, em um dos espaços participantes. Para compor a mostra, é necessário enviar trabalhos dentro da temática Porto Alegre Natural – As cores vivas da capital.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 29 de janeiro, pelo site do evento. Os inscritos devem ser pessoas jurídicas legalmente constituídas ou microempreendedores individuais (MEI) que contemplem atividades de artes cênicas, dança, espetáculos artísticos e produção musical ou teatral em seus estatutos ou contratos sociais.

Para os editais de música e artes cênicas, as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro, já o edital de artes visuais receberá projetos até 15 de março.

Na edição de 2024 do Noite dos Museus já estão confirmados os 16 espaços culturais que fizeram parte do circuito de visitação da edição passada (Centro Cultural da UFRGS, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Cinemateca Capitólio, Espaço Força e Luz, Fundação Ecarta, Galeria de Arte do DMAE, Goethe-Institut, Museu da Brigada Militar, Museu da UFRGS, Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu Militar do Comando Militar do Sul, Palácio Piratini, Pinacoteca Ruben Berta, Planetário da UFRGS e Theatro São Pedro), além de novidades, que serão anunciadas em breve.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?