Notas | Teatro

Nova etapa do 30º Porto Alegre em Cena terá espetáculos, homenagens a Zé Celso e Zé da Terreira, mostra de filmes e oficinas

Change Size Text
Nova etapa do 30º Porto Alegre em Cena terá espetáculos, homenagens a Zé Celso e Zé da Terreira, mostra de filmes e oficinas "Un Buen Morir". Foto: Dino Garzoni

Depois de realizar uma primeira etapa em setembro de 2023, o Porto Alegre em Cena conclui sua 30a edição oferecendo intensa programação entre 13 e 24 de março. O festival retoma seu caráter internacional e constrói parcerias para apresentar uma programação diversificada, consistente, política e, acima de tudo, poética. Serão oito espetáculos convidados, além de ampla programação paralela, em circuitos temáticos, mostra de filmes, atividades formativas e ponto de encontro. As vendas de ingressos iniciam na sexta-feira (23/2).

As atrações internacionais incluem artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Da África do Sul virá O Circo Preto da República Bantu, em montagem que expõe o legado violento e vergonhoso dos zoológicos humanos, populares na sociedade ocidental entre os anos 1870 e 1960. A artista Albert Ibokwe Khoza investiga o efeito do olhar imperial e colonial sobre os corpos negros, como se manifesta hoje e como pode ser remediado.

“O Circo Preto da República Bantu”. Foto: Teresa Castracane

Já a performance multidisciplinar imersiva, interativa e futurística <Tx[@]be/t_a | |=* (Txabeta)é o terceiro capítulo de uma série de solos do cabo-verdiano Djam Neguin, que vem pensando sobre a identidade de seu país com olhar atento às insinuações dos avanços tecnológicos e do capitalismo degenerativo, um termo utilizado pelo autor.

O Teatro de Los Andes, da Bolívia, retorna ao Em Cena com Un Buen Morir – del amor y otras iluminaciones, uma obra teatral repleta de surpresas e poesia. FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O, um trabalho em conjunto entre a Companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, e o Teatro de Los Andes, reforça esta linha curatorial.

O Coletivo Ocutá (SP) apresenta sua adaptação para o palco do romance O Avesso de Pele, de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2021. O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas, traz a história de Brenda Lee, chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/AIDS do Brasil. A peça venceu o prêmio APCA de Melhor Espetáculo Teatral de 2022.

“O Avesso da Pele”. Foto: Helt Rodrigues

Parceria entre o Porto Alegre em Cena e a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, buscando integrar artistas presentes na programação da 30ª edição, Área Suspensa é uma cartografia dançada das poéticas de relação dos corpos que habitam a cidade de Porto Alegre. A coreógrafa Gal Martins, da Cia Sansacroma, presente no festival em setembro de 2023 com o espetáculo Vala – Corpos Negros e Sobrevidas, assina a coreografia.

Outras importantes iniciativas foram pensadas para esta edição. Uma delas é o Circuito Evoé, em homenagem à trajetória de dois grandes artistas do teatro que nos deixaram em 2023: Zé da Terreira e Zé Celso Martinez. Para produzir essa montagem de rua durante o festival, serão realizadas oficinas ministradas por grupos teatrais de Porto Alegre e membros do Teatro Oficina, resultando em um cortejo teatral pelas ruas da cidade.

O Programa Educativo do festival apresenta seminário, bate-papo com artistas e oficinas. A grade de programação conta com uma mostra de filmes do Teatro Oficina e do grande mestre Zé Celso Martinez, com curadoria de seu companheiro de vida e de arte Marcelo Drummond, em parceria com a equipe do festival.

As mesas de debates, nos dias 14 e 15 tratarão dos temas “Formas, modos e governanças dos festivais de artes cênicas brasileiros”, em parceria com a Funarte, e sobre o Teatro Oficina e a obra de Zé Celso Martinez Corrêa. O Ponto de Encontro terá uma programação especial no Espaço 512, com artes cênicas, música e atividades especialmente pensadas para reunir o povo do festival e o público que o acompanha.

O Em Cena na primeira etapa desta 30ª edição apresentou 19 espetáculos, em 22 apresentações. Em março, o festival apresentará 8 produções nacionais e internacionais, em 14 apresentações, totalizando 27 espetáculos e 36 apresentações. O conceito curatorial proposto em 2022 está mantido: o Em Cena se consolida como um “porto provocação, um porto palco que coloca em cena o que fomos e somos, e o que podemos ser.”

Serviço

30º Porto Alegre em Cena
13 a 24 de março de 2024
Ingressos de R$ 5,00 a R$ 60,00
Venda de ingressos a partir de 23 de fevereiro na plataforma Guichê Web
E no Campus PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 – Saguão do Living 360° – Prédio 15 – Em frente à PUCRS Store (de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h).

Locais de apresentações:
Teatro Renascença – Av Erico Veríssimo, 307
Teatro do CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n
Salão de Atos PUCRS – Av. Ipiranga 6681. Campus da PUCRS
Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085
Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco TSP – Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?