Música | Notas

Pianístico 2020: conheça os “coadjuvantes” da programação

Change Size Text
Pianístico 2020: conheça os “coadjuvantes” da programação Foto: Dani Godoy/Divulgação

O piano é a estrela do Pianístico 2020, terceira edição do festival dedicado ao instrumento que se realiza em Joinville (SC) entre 3 e 6 de dezembro.

Sobre o palco, grandes nomes da música atual, brasileira e internacional, do clássico ao jazz e ao blues, em espetáculos gratuitos no Teatro Juarez Machado, além de apresentações em drive-in e concertos exclusivos transmitidos pelas redes sociais. Ao lado dos pianistas que protagonizam o evento, também há destaques entre os músicos que acompanham os artistas em algumas formações.

Dois deles compõem o Amilton Godoy Trio, junto com o pianista que batiza o grupo: o baixista Sidiel Vieira e o baterista Edu Ribeiro. Sidiel é uma das referências no contrabaixo acústico e elétrico no jazz brasileiro. Ele toca com mestres como Hamilton de Holanda, além de ter uma intensa carreira solo e realizar alguns dos workshops mais concorridos do universo do contrabaixo.

Edu Ribeiro, reconhecido craque no seu instrumento, gravou dez álbuns com o Trio Corrente e o grupo Vento em Madeira, além dos álbuns solos Já tô te esperando, Na calada da noite e Folias de Treis e de gravações de discos com nomes como Chico Pinheiro, Eliane Elias e Randy Brecke. Em espetáculo que homenageia o célebre Zimbo Trio, o Amilton Godoy Trio se apresenta na abertura do Pianístico 2020, dia 3 de dezembro, às 20h.

Já o pianista Fernando Lietzke – também no Juarez Machado, dia 6, às 11h – terá a companhia do baterista Oscar Bolão, considerado o único seguidor do estilo de bateria brasileira criado por Luciano Perrone, fundamental em muitas obras de Radamés Gnattali.

Integrou importantes formações da música brasileira, como Orquestra da Música Brasileira e Orquestra de Cordas Brasileiras, além dos grupos Pife Muderno e Coreto Urbano, dirigidos pelo saxofonista Carlos Malta. Atuou ao lado de alguns dos mais importantes nomes da MPB, como Elizeth Cardoso, Wilson Moreira, Nelson Sargento, Luiz Melodia e Dorival Caymmi.

O trio do pianista norte americano Jeff Gardner – o primeiro a tocar no drive-in, sexta, 4, às 19h, no 4º piso de estacionamento do Shopping Mueller – traz o baixista Michael Pipoquinha e o baterista Carlos Bala. Com apenas 24 anos, Pipoquinha é visto como um gênio de seu instrumento e um dos mais cultuados baixistas da cena atual.

O cearense, segundo críticos, vai se tornando uma lenda de seu instrumento. Já participou de festivais no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. O alagoano Carlos Bala é reconhecido como um dos grandes bateristas do país. Atuou e gravou com praticamente todos os grandes nomes da música instrumental e da MPB, como Celso Pixinga, Eliane Elias, Gal Costa, Maria Bethânia, João Bosco, Chico Buarque, Márcio Montarroyos e Nico Assumpção. É músico oficial na banda de Djavan.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?