Música | Notas

Poetas Vivos lançam single e clipe “Tem Preto no Sul” no Dia Nacional da Consciência Negra

Change Size Text
Poetas Vivos lançam single e clipe “Tem Preto no Sul” no Dia Nacional da Consciência Negra Foto: Gabriel Job/Divulgação

Em 2019, os Poetas Vivos lançaram o projeto Toma Rajada! com um refrão que empoderou diversos pretos e pretas do RS. Agora, o single e o clipe Tem Preto no Sul – Toma Rajada! 2 – que serão lançados em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra –, fazem uma conexão entre afrofuturismo e ancestralidade, com a intenção de resgatar a autoestima e o amor próprio do povo preto. Segundo o coletivo, o instrumental é uma mistura de funk e afrobeat, com versos leves e afetuosos, feito pelo Jay-Gueto, beatmaker da Gueto Anonimato Records.

“Após dois anos do lançamento de Invasão, um grito de denúncia contra o sistema, criamos um plano de vir revidando de uma forma diferente. Nosso próximo lançamento tinha que ser no dia 20 de novembro”, afirma o poeta Felipe Deds, que ao lado de Dickel, Neega Mari, DaNova e DJ Ericão integram o coletivo, que foi uma das grandes sensações do recente edição do Festival Rap In Cena, ocorrida em outubro. 

Segundo o coletivo, o single e o videoclipe Tem Preto no Sul pretendem mostrar a diversidade e a pluralidade de pretos do Rio Grande do Sul, que lutam, historicamente, contra a tentativa de apagamento causado pelo racismo estrutural do Estado. Como forma de revidar a essa realidade, o coletivo fala sobre autoestima, saúde mental e afeto, pilares do trabalho do grupo.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?