Literatura | Notas

Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 120 Anos anuncia vencedores

Change Size Text
Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 120 Anos anuncia vencedores Premiação. Foto: Divulgação

Os vencedores do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 120 Anos foram conhecidos nesta quinta-feira (16/12): José Falero, com Os Supridores (troféu Alcides Maya – Narrativa Longa); Tônio Caetano, com Sobre o Fundo Azul da Infância (troféu Simões Lopes Neto – Narrativa Curta); Celso Gutfreind, com A Menina que Morava no Sino (troféu Carlos Urbim – Literatura para a Infância); Denise Freitas, com O Gesto Sensível do Mundo (troféu Alceu Wamosy – Poesia); Camilo Mattar Raabe, com Nos domínios de Terceira vigília: criação literária e edição  crítico-genética de romance inédito de Dyonélio Machado (troféu Dyonélio Machado – Dissertação ou Tese Acadêmica) e Susana Vernieri, com O mapa da República (troféu Apolinário  Porto Alegre – Categoria de Crônica) receberam o prêmio em cerimônia online. 

“Venho de um lugar, da periferia, onde a gente tem consciência de que a vitória de uma pessoa como eu é uma vitória coletiva, de uma pá de gente, uma vitória de uma comunidade, de uma nação”, disse Falero. Caetano completou que seu livro “começou muito tempo antes, na minha infância, com meus irmãos correndo pelas ruas na Vila Vargas, até a oportunidade de publicar”.

Os prêmios foram anunciados pelos acadêmicos Caio Riter, Airton Ortiz, Marô Barbieri, Waldomiro Manfroi, Maria da Glória de Oliveira e Rafael Bán Jacobsen, presidente da ARL. “Os jurados tiveram que trabalhar muito para fazer a seleção dos nomes, tinham muita qualidade, e é sempre muito bom estar aqui para celebrar a literatura”, afirmou Bán Jacobsen. A escritora Lya Luft foi homenageada, agraciada pelos acadêmicos com o Troféu Escritora do Ano.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?