Cultura | Fotografia | Notas

Projeto “Lanceiros Negros” resgata história de escravizados traídos na Revolução Farroupilha

Change Size Text
Projeto “Lanceiros Negros” resgata história de escravizados traídos na Revolução Farroupilha Clarissa Lima. Foto: Marcio Pimenta

Fotógrafo radicado no Brasil, Marcio Pimenta, que trabalha globalmente para diversos clientes internacionais teve recentemente o seu projeto Lanceiros Negros publicado na revista National Geographic, edição de 24/06 deste ano. O projeto contou com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do RS (Sedac).

Feito com uma série de retratos com personalidades negras, lembra o episódio do Massacre dos Porongos, um triste capítulo da mais longa guerra civil da história do Brasil e dos escravizados traídos na Revolução Farroupilha. Trata-se de uma emboscada que vitimou mais de cem soldados negros durante a Guerra dos Farrapos. Conhecida como Revolução Farroupilha, o evento tornou-se, por um lado, o símbolo do orgulho gaúcho, mas por outro apagou a importância dos soldados negros neste episódio. 

Autor da reflexão publicada na revista sob o título A Ancestralidade Somos Nós, o escritor Jeferson Tenório afirma que “a busca por uma identidade negra que nos salve do esquecimento tem a ver com uma leitura de colonial da história. Fazer uma revisão crítica e descolonizada é fundamental para uma sociedade que precisa reconhecer as desigualdades raciais. Trazer a luta e a memória dos Lanceiros Negros, em tempos tão hostis, é um modo de reatualizar o passado, colocando à prova a capacidade de ressignificar nossa caminhada, pois rever as narrativas históricas por uma outra perspectiva nos permite exercer nossa liberdade. Importante ressaltar justamente essa palavra: liberdade”, finaliza.

É exatamente por isso que Marcio Pimenta decidiu fazer esse projeto fotografando personalidades negras gaúchas como Roger Machado Marques, Beatriz Pereira, Daiane dos Santos, Jeferson Tenório, Paulo Paim, Matheus Gomes e Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Sedac. O texto da revista é assinado por Jeferson Tenório e Juremir Machado.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?