Literatura | Notas

Rafael Hofmeister de Aguiar publica obra “Repertório da Cantoria: Um Dicionário dos Gêneros do Repente do Nordeste Brasileiro”

Change Size Text
Rafael Hofmeister de Aguiar publica obra “Repertório da Cantoria: Um Dicionário dos Gêneros do Repente do Nordeste Brasileiro” Recorte da capa do livro. Ilustração: Marat Vagner

O pesquisador gaúcho Rafael Hofmeister de Aguiar acaba de publicar pela Frontis Editorial e pela editora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul a obra Repertório da Cantoria: Um Dicionário dos Gêneros do Repente do Nordeste Brasileiro. Trata-se de um dicionário dos gêneros presentes no fazer poético-musical improvisado dos violeiros nordestinos brasileiros.

Segundo assinala a professora doutora Minéia Frezza na contracapa do livro, “a obra tem grande potencial de se tornar uma referência básica para os estudos futuros sobre a temática”. O trabalho foi desenvolvido durante o estágio pós-doutoral do investigador na Universidade de Vigo (Galiza/ Espanha). Nessa instância de investigação, Rafael procurou examinar as relações entre as cantigas medievais galego portuguesas, mais especificamente aquelas denominadas de “tenções”, e a cantoria de repente nordestina.

O autor ainda trabalha em uma terceira obra, com previsão de publicação para 2024, intitulada Novos Percursos Sobre a Lírica Medieval: dos Cantores de Repente Nordestinos aos Trovadores Galego-portugueses, em que procura analisar como o conhecimento da cantoria nordestina pode ajudar a compreender melhor o processo de produção e performance dos trovadores medievais galego-portugueses nos debates poéticos denominados de tenções.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?