Agenda | Moda | Notas | Série

Série “Tramas da Moda” estreia na plataforma da Box Brazil Play

Change Size Text
Série “Tramas da Moda” estreia na plataforma da Box Brazil Play Episódio Caxias/Bastidores. Foto: Fashion Film/Divulgação

A série documental Tramas da Moda estreia nesta segunda-feira (14/6) na plataforma da Box Brazil Play. Organizada em cinco episódios, de 26 minutos cada, a série apresenta a relação entre a moda e a identidade cultural de cinco regiões do Rio Grande do Sul.

A ideia principal foi resgatar e valorizar as riquezas de cada região e o impacto delas nas criações de estilistas e designers, bem como destacar os arranjos produtivos locais. Tramas da Moda é uma realização da Okna Produções, com direção de Pedro Zimmermann e produção de Aletéia Selonk. Foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

Tramas da Moda marca a continuidade do nosso trabalho de criação de conteúdos dedicados à moda. As potencialidades do audiovisual quando unidas à riqueza criativa e visual do mundo fashion, nos oferecem um campo de trabalho muito autêntico. Aqui, alinhamos duas forças da indústria criativa e é um prazer revelar territórios, identidades e talentos do Rio Grande do Sul”, afirma Aletéia.

Os episódios foram gravados em cinco diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Porto Alegre retrata a moda autoral e sustentável. Na região do Vale do Sinos, é apresentado como o setor calçadista recuperou seu espaço com inovação. Na região do Pampa, o objetivo foi mostrar a força da cultura local valorizada por meio do lanifício e a partir do resgate de métodos ancestrais e artesanais de produção de fios e materiais. No Planalto Médio, o foco são as pedras preciosas, antes exploradas apenas como matéria prima, mas que se transformou em um celeiro de joias autorais. E na Serra, a diversidade da moda autoral inspirada nas raízes de seus criadores ocupa um espaço que já foi da indústria.

A série conta ainda com a participação de especialistas em moda e cultura. O professor André Cauduro D’Angelo, a pesquisadora em História da Moda Renata Fratton Noronha, a Designer e Pesquisadora Têxtil Tatiana Laschuck e a CoFundadora da Rede Somos.Mag Paula Visoná exploram abordagens históricas, comportamentais e identitárias, além de compartilhar muito conhecimento sobre este universo. Um fashion film com as criações locais encerra o episódio apresentando a capacidade artística do que é produzido a partir da vocação de cada região.

O que há de mais original em termos de moda, articulando a sua identidade, o seu espaço e os seus costumes com a universalidade que o mundo fashion exige, é criado e produzido pelos agentes de produção local em importantes polos regionais do Estado.

A força da tradição gaúcha e a excelência nos processos de produção se misturam com inovação e capacidade artística, colocando o Rio Grande do Sul como importante representante do setor. As tramas do tecido social gaúcho transformam-se em textura palpável na criação destes talentosos agentes da indústria criativa.

Serviço

Tramas da Moda, série documental
26 minutos cada
Na plataforma Box Brazil Play
A partir desta segunda-feira, 14 de junho

segunda-feira, 14 a 14 de junho de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?