Cinema | Notas

Univates lança documentário abordando retrospectiva histórica dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari

Change Size Text
Univates lança documentário abordando retrospectiva histórica dos povos negros e indígenas no Vale do Taquari Foto: Karen Luana Capoani

No início do ano, a Universidade do Vale do Taquari – Univates foi contemplada em um edital da Fundação Marcopolo e da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul por meio da Lei Aldir Blanc para a realização de um audiovisual. Na noite da última quarta-feira (15/9) o material foi lançado ao público por meio de uma projeção nas paredes externas do Centro Cultural Univates. 

As comunidades quilombolas Unidos de Lajeado, e Vovô Theobaldo, de Arroio do Meio, e a comunidade indígena Foxá participam da iniciativa. O objetivo do documentário é registrar e difundir as contribuições desses grupos para a formação dos municípios e reforçar que sua história é antiga e ininterrupta na região.

O evento teve como objetivo tornar público para toda a comunidade do Vale do Taquari o resgate histórico regional de povos indígenas e negros e disponibilizar no Youtube do Teatro Univates a produção audiovisual. O curta-metragem foi gravado em Lajeado e em Arroio do Meio.
O documentário, intitulado Retrospectiva Histórica dos Povos Negros e Indígenas do Vale do Taquari, conta com o envolvimento de três setores da Univates para sua produção: o setor de Cultura e Eventos, na administração e gestão da produção; os historiadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPU/MCN) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), responsáveis pela pesquisa histórica e pelos mapeamentos das comunidades indígenas e quilombolas da região; e a TV Univates, responsável pela roteirização, gravação e edição do filme.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?