Dança | Notas | Teatro

VERAFRO encerra com performances, documentário e festa virtual

Change Size Text
VERAFRO encerra com performances, documentário e festa virtual Frames de "Sobrevivo". Foto: Espiralar Encruza/Divulgação

O VERAFRO – Verão Afro Performativo Pretagô Espiralar Encruza resultou da parada compulsória dos grupos artísticos em 2020 em função da pandemia. Com muita assertividade e programação ampla e diversa, trouxe à cena uma programação artística negra protagonizada pelos grupos teatrais gaúchos Pretagô e Espiralar Encruza.

Para o encerramento das atividades, estão programadas apresentações dos dois grupos: a performance Noite Espiralar, e o documentário poético Sobrevivo, ambos do Espiralar Encruza e a exibição do espetáculo Qual a diferença entre o charme e o funk?, do Pretagô.  

No dia 30 de março o projeto tem seu final em grande estilo com a apresentação de documentário produzido durante o processo de execução do festival. Dirigido coletivamente pelos dois grupos e por Thiago Lazeri, esse documentário tem como fio condutor o próprio festival e seus desdobramentos.

— É arte negra na pandemia, inspirada no afrofuturismo e realizada em um local de produção artística segura, trazendo fortalecimento e subjetividade — afirma Thiago Pirajira, integrante do Pretagô.

Financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc, teve leituras dramáticas, debates, entrevistas com personalidades e estudiosos, programação formativa composta por oficinas, exposição a céu aberto e apresentações de espetáculos.

Frames de “Sobrevivo”. Foto: Espiralar Encruza/Divulgação

Confira a programação

12 de março, 20h – Performance Noite Espiralar / YouTube
A Rede Espiralar Encruza convida para uma noite de apresentações performáticas, música, dança e poesia. Com a presença das artistas do coletivo Buraco Negro, irão realizar uma noite de apresentações, construindo um espaço de liberdade para os jovens pretos, para que possam celebrar e expressar a maior potência de cada um: a vida.
Produção: Espiralar Encruza / Elenco Espiralar Encruza: CIRAdias, Eslly Ramão, Gabi Faryas, Letícia Guimarães, Maya Marqz, Phill e Sandino Rafae / Elenco grupo Buraco Negro: Gabriel Ferreira, Mariana Amaral, Pretamina e William Freitas / Duração: 90 minutos / Classificação: livre

18 de março, 20h – Exibição documentário poético Sobrevivo / YouTube
Exibição do documentário poético Sobrevivo, criação do coletivo Espiralar Encruza (2020). Uma criação audiovisual inspirada no espetáculo homônimo. O documentário será exibido no canal do VERAFRO no Youtube. Atividade gratuita.

19 de março, 20h – Exibição espetáculo Qual a diferença entre o charme e o funk? / YouTube
Exibição do espetáculo online Qual a diferença entre o charme e o funk, criação do grupo Pretagô (2014). A exibição da gravação do espetáculo será disponibilizada pela primeira vez em plataformas de streaming e celebra o primeiro espetáculo do grupo Pretagô que completa sete anos de existência. A exibição ocorrerá no canal do VERAFRO no YouTube. Atividade gratuita.

30 de março, 20h – Estreia mini documentário VERAFRO / YouTube
Após a estreia do documentário vai rolar o Encerramento VERAFRO com live em formato de festa e a presença de com DJ Suelen.  Após três meses de intensa programação, o evento propõe uma celebração online realizada pela plataforma Zoom e aberta ao público com acesso gratuito.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?