Dança | Notas

Videodança “Tierra (Y) Sangre – Experimento V” estreia em formato virtual

Change Size Text
Videodança “Tierra (Y) Sangre – Experimento V” estreia em formato virtual Foto: Samir TuffY/Divulgação

A noite de 10 de setembro foi especial para o projeto Tierra(Y) Sangre – Experimento V. Depois de cerca de seis meses de produção, a videodança baseada na obra Bodas de Sangue, de García Lorca, estreou de forma online. O espetáculo, idealizado para ser exibido em formato virtual, já pode ser conferido no canal do experimento no YouTube.

Com imagens áreas da Lagoa dos Patos e áudios femininos em espanhol de trechos da peça Bodas de Sangue, a produção é aberta por um documentário. As intérpretes e criadoras do projeto, as bailarinas Beliza Gonzales, Sabrina Manzke e Ludmila Coutinho, recuperam em depoimentos os quatro projetos anteriores – um deles ainda inédito-, todos adaptados da peça de García Lorca. 

A reflexão sobre os produtos culturais construídos a partir da união das três amigas e também colegas do curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é a base para a interpretação da videodança que vem a seguir. Um trabalho, segundo a diretora da dança-teatro, Beliza, iniciado em 2017 quando ela propôs a realização da primeira montagem baseada na obra lorquiana. “Tudo até aqui foi construção conjunta, desde a leitura da peça à escolha dos movimentos da coreografia”, relatou no vídeo.

O Experimento V foi executado para o edital Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo e contemplado pela Lei Aldir Blanc.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?