Agenda | Dança | Notas

Websérie “Enlace” apresenta olhar sobre o papel das mulheres na dança social

Change Size Text
Websérie “Enlace” apresenta olhar sobre o papel das mulheres na dança social Foto: Theo Tajes/Divulgação

As dançarinas Carol Mendes e Paola Vasconcelos são as protagonistas da websérie Enlace, que estreia no dia 30 de junho, às 18h, no Instagram @oprojetoenlace, e no YouTube. Em dez episódios, elas retratam questões íntimas, muitas vezes envolvendo cenas de abuso, e como a história das personagens uniu a dança urbana e o tango, resultando em uma jornada de reinvenção, resistência, plural e democrática. 

Nessa diversidade de linguagem, Carol e Paola geraram um encontro provocativo e inusitado, capaz de desestabilizar a hegemonia masculina. 

No roteiro, a voz masculina aparece como antagonista. Representa o machismo estrutural, o patriarcado. “O antagonista é daquele homem que assedia mulheres na rua, que usa frases desagradáveis e descredibiliza as mulheres ao redor. É o ‘deus’, a soberania masculina, o homem branco, é o poder. É o que estamos vendo com força na pandemia”, destaca Carol Mendes. 

Enlace é uma rede tramada estrategicamente por mulheres que descobrem seus corpos como um campo de batalha diário. Suas danças se encontram e abraçam o diferente para assegurar a liberdade e o direito de escolha”, complementa Paola.

Foto: Theo Tajes/Divulgação

Contemplado pelo Prêmio Fumproarte de Produção em Dança, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, o projeto de espetáculo de dança se transformou em websérie devido à pandemia. Desse modo, a história é dividida em três momentos específicos. O primeiro mostra a intimidade de Carol e Paola e as opressões vivenciadas no universo da dança, até o momento do encontro entre elas e da possibilidade de reinventar os movimentos. Num segundo momento, as duas mergulham numa pesquisa sobre como a dança poderia desestabilizar a hegemonia masculina. 

Desafiadas pelo antagonista – a voz masculina –, as personagens vivem um enfrentamento social até descobrirem uma dança coletiva, que permitirá chegar a um lugar de destaque. Na terceira e última parte, o poder dessas novas descobertas flui ao encontro da responsabilidade de ser artista, de disseminar e convocar a existências de femininos plurais.

quarta-feira, 30 a 30 de junho de 2021 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?