Cinema | Reportagens

8 de janeiro nas telas: documentários abordam os atentados golpistas em Brasília

Change Size Text
8 de janeiro nas telas: documentários abordam os atentados golpistas em Brasília Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Passado um ano dos atos golpistas em Brasília, o Brasil voltou a relembrar o dia 8 de janeiro de 2023. As cenas da multidão verde e amarela invadindo e vandalizando os prédios dos Três Poderes tomou conta do noticiário e das redes sociais. Agora, as imagens dos ataques foram reunidas em documentários que retratam a tentativa de golpe de Estado sob diferentes perspectivas.

Confira a lista com 6 produções audiovisuais que dissecam os atos e reúnem depoimentos sobre o dia que ficou marcado na história da democracia brasileira. 

“Minidoc 8 de Janeiro”, da Agência Lupa

O minidocumentário produzido pela agência de checagem Lupa aborda os atos antidemocráticos pela visão de quem estava do lado de dentro. O filme traz uma entrevista com uma das pessoas presas em decorrência do atentado. A produção também analisa o papel da desinformação e dos discursos de ódio nos ataques. 

Onde assistir: no YouTube

“Domingo no Golpe”, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi 

O documentário Domingo no Golpe retrata o 8/1 a partir das captações de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. A produção, dirigida pela pesquisadora Giselle Beiguelman e pelo cineasta Lucas Bambozzi, propõe colocar o espectador como jogador dentro de um videogame que explora a circulação dos golpistas pelos edifícios. 

Na primeira semana de janeiro, foi divulgada uma prévia de nove minutos do documentário, que deve ser lançado integralmente em março, mês que marca os 60 anos do golpe militar.

Onde assistir: no site do Museu da Democracia 

“Domingo no Golpe”. Foto Reprodução

“8 de Janeiro: o Dia que Abalou o Brasil”, da BBC News Brasil

No documentário produzido pela BBC News Brasil, a repórter Camilla Veras Mota e o videojornalista Giovanni Bello exploram detalhes do que aconteceu em Brasília no começo de 2023 por meio de conversas com testemunhas dos ataques. Com a ajuda de especialistas, os jornalistas reúnem elementos que possibilitaram que os ataques acontecessem.

Onde assistir: no YouTube 

“8/1 – A Democracia Resiste”, de Julia Duailibi e Rafael Norton

Produzido pela GloboNews, 8/1 – A Democracia Resiste traz imagens e depoimentos sobre os bastidores das negociações dos atos golpistas nas sedes dos Três Poderes. Com direção dos jornalistas Julia Duailibi e Rafael Norton, o documentário traz entrevistas com várias autoridades políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Onde assistir: na Globoplay, disponível somente para assinantes da plataforma de streaming

Lula em entrevista ao documentário “8/1 – A Democracia Resiste”. Foto: GloboNews/Divulgação

“Anatomia de um Ataque Golpista”, da Folha de S.Paulo

Parte de uma série de reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, o documentário Anatomia de um Ataque Golpista traz memórias do presidente Lula e histórias inéditas da reação do Executivo, Legislativo e Judiciário. O filme entrevista ainda personagens como os ministros José Múcio Monteiro, Flávio Dino e Alexandre Padilha, o ministro do STF Gilmar Mendes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Onde assistir: no YouTube

“Ato 18 – O Golpe Contra Lula”, da Fórum Filmes

Dividida em três episódios, a série documental Ato 18 – O Golpe Contra Lula discorre sobre as ameaças golpistas do dia 8 de janeiro e faz um registro histórico da ação. Produzido pela Fórum Filmes, com direção do jornalista Luiz Carlos Azenha, a produção já disponibilizou dois episódios, com o terceiro previsto para ser lançado em breve.

Onde assistir: no YouTube

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?