Agenda | Literatura | Música | Notas | Sarau

Sarau Voador apresenta série com artistas mulheres na Biblioteca Pública

Change Size Text
Sarau Voador apresenta série com artistas mulheres na Biblioteca Pública Roger Lerina e Deborah Finocchiaro. Foto: Roberta Amaral/Divulgação

O projeto Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados, versão Tudo com Elas, receberá, a partir deste mês, 13 mulheres artistas ao longo de seis edições, que ocorrem na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Os encontros terão apresentação e curadoria da multiartista Deborah Finocchiaro e do jornalista cultural Roger Lerina, e seguem até setembro.

O ingresso é um pacote de absorvente higiênico, que será destinado a meninas e mulheres de baixa renda. A primeira apresentação de junho acontece na próxima quarta-feira (12/6), com a poeta e musicista Lilian Rocha e com a instrumentista, cantora, atriz e doutora em educação musical Kiti Santos.

Lilian Rocha. Foto: Lourdes Helena/Divulgação

Kiti Santos. Foto: Luciana Kingeski/Divulgação

No dia 26/6, o show será por conta da instrumentista, produtora e educadora musical Gabriela Lery e da atriz e bailarina Renata de Lélis, que também é diretora e mestra em performance artística. Os encontros seguintes terão a participação de Bibiana Petek e Julia Ludwig (10/7); Delma Gonçalves e Nina Fola (24/7); Gisela Rodriguez, Graziela Pires e Dejeane Arrué, do grupo 50 Tons de Pretas (7/8); e Nina Nicolaiewsky e Heloísa Palaoro (4/9).

Em três saraus, intitulados A Letra Delas, será prestada uma homenagem a uma escritora e/ou poeta, e em outros três, nominados O Som Delas, a uma cantautora, sempre reunindo artistas da cena musical e literária do Rio Grande do Sul. Todas as edições do projeto contarão com pintura ao vivo, produzida pelo artista visual Alexandre Carvalho A21, além de tradução simultânea para Libras, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

A distribuição dos absorventes doados será realizada com apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Coletivo Feminino Plural e da Campanha do Levante Feminista Contra o Feminicídio. A BPE é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Versátil e itinerante, o Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados agrega diferentes manifestações artísticas, em encontros marcados pela liberdade criativa, pela colaboração e pela transposição de linguagens. Desde 2018, já foram realizadas 52 edições em diferentes locais – inclusive fora do Rio Grande do Sul, como em Fortaleza, no Ceará –, reunindo dezenas de artistas convidados e compartilhando com o público diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador.

Gabriela Lery. Foto: Bruna Salamin/Divulgação

Renata de Lélis. Foto: Fábio Audi/Divulgação


quarta-feira, 12 a 04 de setembro de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?