Beneficente | Circo | Cultura | Dança | Notas | Teatro

Campanha promove circulação de espetáculos gaúchos em outros estados e países

Change Size Text
Campanha promove circulação de espetáculos gaúchos em outros estados e países "Automákina – Universo Deslizante", do grupo De Pernas pro Ar. Foto: Circula RS/Divulgação

Em um esforço para apoiar a comunidade artística do Rio Grande do Sul, profundamente impactada pela recente tragédia que atingiu o estado, o portal AGORA, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (SATED RS), lançou a campanha CIRCULA RS. A iniciativa visa incentivar a circulação de espetáculos gaúchos para outros estados e países.

Para facilitar o acesso de curadores, prefeituras e programadores de outros territórios aos espetáculos disponíveis para circulação fora do RS, o AGORA e o SATED RS convidam os profissionais da cultura a registrar seus espetáculos na seção Divulgue no site do AGORA. Interessados na contratação de espetáculos podem consultar a seção CIRCULA RS neste link.

Até o momento, mais de 60 espetáculos já foram inscritos na plataforma. Michele Rolim, editora do AGORA, destaca a importância da campanha: “Mesmo os profissionais da cultura que não foram diretamente atingidos pelas enchentes tiveram seus contratos cancelados. Sabemos que a cultura vai parar por um longo período no RS e os trabalhadores da cultura precisam voltar a trabalhar para pagar suas contas, então pedimos esse olhar de curadores, prefeituras e gestores de outros estados”.

O AGORA, um portal brasileiro de análise da cena contemporânea sediado em Porto Alegre, oferece reflexões sobre espetáculos e livros, além de textos de teoria, entrevistas e reportagens. Desde seu lançamento em 28 de julho de 2015, o site tem sido uma voz importante para a crítica e a cena teatral. Michele Rolim, junto com uma equipe de críticos e críticas, defende que uma relação construtiva e horizontal entre a crítica e a cena é fundamental para o fortalecimento da produção teatral em qualquer país.

O SATED RS, fundado em 1º de maio de 1987, representa uma evolução da Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 2021, o sindicato é presidido por Luciano Fernandes e continua defendendo os direitos e interesses da classe artística e do entretenimento no estado.

Para mais informações sobre a campanha CIRCULA RS e como participar, visite AGORA (@agoracritica) e SATED RS (@satedrs).

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?