Cinema | Notas | Teatro

Documentário recupera a história do teatro em Canela

Change Size Text
Documentário recupera a história do teatro em Canela Lisiane Berti e os bonecos Carlão e Vô Libório. Foto: Paula Vinhas/Divulgação

Canela será palco do documentário A História do Teatro em Canelacom filmagens no Teatro Municipal, popularmente chamado de “Teatrão”. Com texto e direção de Lisiane Berti, a produção promete revelar o quanto as artes cênicas sempre estiveram presentes no contexto da comunidade canelense desde os anos 1920.

Desde os saraus realizados nas antigas casas coloniais até os professores que despertavam o amor pelo teatro nos jovens, a cidade consolidou-se como um berço de talentos. Grupos de amigos de teatro se formavam, escolas abraçavam a arte e o resultado era um verdadeiro fervor pela cena teatral.

Os importantes Festival Internacional de Teatro de Bonecos e Festival de Teatro são eventos que marcaram época em Canela. Infelizmente, eles estão hoje extintos, mas deixaram um legado emocionante na memória dos moradores.

Personalidades locais como Glenda Viezzer e Nilda de Athaides, os bonequeiros Bete Bado e Charles Leão Rodrigues e os historiadores Olmiro dos Reis e Marcelo Veeck participam com depoimentos na produção. Com enfoque na valorização das artes cênicas e na importância do teatro na construção do repertório cultural de uma comunidade, a obra pretende encher os corações dos espectadores de saudosismo e inspiração.

O Teatro Municipal de Canela, que por si só possui uma arquitetura imponente, será o cenário e o personagem que irá recontar essa história. Uma equipe dedicada de profissionais do audiovisual está empenhada em captar as vivências dessa trajetória.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?