Agenda | Reportagens | Teatro

Letícia Sabatella e Daniel Dantas interpretam “Ilíada” no Teatro do Bourbon Country

Change Size Text
Letícia Sabatella e Daniel Dantas interpretam “Ilíada” no Teatro do Bourbon Country Foto: Gilson Camargo

Os atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella sobem ao palco do Teatro do Bourbon Country, no dia 31 de agosto, às 21h, para encenar o espetáculo Ilíada. Com direção de Octavio Camargo, a montagem apresenta dois cantos do poema épico de Homero em tradução para o português publicada no século 19. O texto integra o repertório da Cia Ilíadahomero de Teatro, de Curitiba, fundada pelo diretor em 1999.

Foi na casa de Camargo e sua esposa, a atriz Chiris Gomes, que Dantas e Sabatella deram início às trocas que levaram o espetáculo a estrear, em 2022, no 32º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná. “Essa turma vem estudando a Ilíada há muito tempo, e o Octavio foi nos nutrindo a todos com sua pesquisa e apresentando outros mestres”, conta Sabatella.

Um desses mestres é o tradutor do poema, o maranhense Manuel Odorico Mendes (1799 – 1864), conhecido pelas primeiras traduções de obras completas de Homero ao português. “É uma tradução muito criativa, que trouxe liberdade para a criação de palavras, resgatando radicais latinos”, explica a atriz, destacando a musicalidade dos decassílabos da Ilíada e a escolha das palavras: “Tem muita picardia e muito Nordeste. Tem um maranhense e um Brasil nas figuras”.

A inventividade da longeva tradução não é obstáculo, segundo Sabatella, para que o público se sinta tocado e vá, aos poucos, se familiarizando com a linguagem da obra. “No começo é estranho, mas é muito legal como a gente vai aprendendo, resgatando nossa origem e nossa linguagem. Em tempos de emojis e muito discurso de ódio, é muito interessante a gente ter palavras, enriquecer nosso imaginário e recuperar isso que foi limado ou transformado em uma linguagem muito mais sintética – o que tem sua porção interessante”, reflete Sabatella. “É um exercício que vai abrindo a mente, trazendo mais criatividade, argumentação. É um enigma, e todo enigma é desafiador e estimulante.”

Foto: Gilson Camargo

Dantas considera importante apresentar esse tipo de abordagem: “Acho fundamental que a gente repita e insista, fazendo coisas que às vezes não são tão fáceis. É um pouco isso que a arte pode oferecer, buscar dar à plateia o que ela quer e o que ela ainda não quer, aquilo que ela vai aprendendo a gostar”, reflete o ator, que interpreta o Canto 1, no qual se estabelece o conflito interno entre os gregos.

Foto: Gilson Camargo

Sabatella é responsável pelo Canto 20, com o retorno de Aquiles ao campo de batalha. “É uma obra muito instigante por conta do desafio dessa linguagem, ao mesmo tempo, com um material muito rico para expressar ações e cenas muito interessantes. No meu caso, é muita luta, Aquiles e os deuses entram na batalha. Tem a interferência de Apolo, Netuno, Minerva, ora do lado dos gregos, ora do lado dos troianos.”

Foto: Gilson Camargo

A iluminação concebida por Beto Bruel e operada por Kelson Santos é apontada por Sabatella como elemento cênico crucial para a interpretação dos inúmeros personagens da obra: “A gente está trabalhando com o teatro puro, o essencial e mais antigo dos teatros. É possível perceber o quanto as pessoas estão sedentas por esse rito extremamente humanizador que é o princípio de um ator, uma fogueira – ou uma bela luz do Beto Bruel – nos iluminando, nos transformando e permitindo que a gente possa elaborar, pela arte, essas forças que estão regendo, destruindo e construindo a nossa sociedade.”

“Ilíada”, de Homero, com Daniel Dantas e Letícia Sabatella – direção de Octavio Camargo

Quando: 31 de agosto de 2023, 21 horas
Onde: Teatro do Bourbon Country (avenida Túlio de Rose, 80 – Jardim Europa – Porto Alegre)
Ingressos:
na bilheteria do Teatro do Bourbon Country ou pelo site uhuu.com
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

quinta-feira, 31 a 31 de agosto de 2023 | 21h00

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?