Agenda | Cinema | Teatro

Projeto Incomode-Te – 12 anos de diversidade cultural

Change Size Text
Projeto Incomode-Te – 12 anos de diversidade cultural Foto: Regina Peduzzi/Divulgação

Produzido pela Primeira Fila Produções, o projeto Incomode-Te – 12 anos de diversidade cultural celebra o aniversário do grupo teatral gaúcho, um dos mais ativos e premiados do sul do país.

Como define o título, as comemorações vão reunir atividades com uma ampla gama de áreas artísticas, incluindo teatro, cinema e artes visuais. Em tempos de pandemia, a tecnologia será a principal aliada para levar aos espectadores essa vasta produção artística, ampliando o alcance das produções ao público. 

A programação terá início na quinta (4/2), com a exibição online das montagens da elogiada trilogia Da Mão para a Boca, inspirada nas obras do dramaturgo norte-americano Paul AusterO Gordo, o Magro e o Muro (4, 5 e 6/2), DentroFora (11, 12 e 13/2) e A Vida Dele (18, 19 e 20/2).

As peças serão disponibilizadas no canal da companhia no YouTube, sempre às 20h. 

No dia 22 de fevereiro, terá início o ciclo de leituras dramáticas do texto O Caminho das Coisas, de Nelson Diniz. Serão três leituras da mesma obra explorando as possibilidades de abordagem da trama que explora a relação de um casal.

O elenco é formado somente por atores convidados: João Carlos Castanha e Heinz Limaverde (dirigidos por Diniz); Adriane Azevedo e Sandra Possani (sob a direção de Liane Venturella); e Arlete Cunha e Sirmar Antunes (direção de Carlos Ramiro Fensterseifer).

As apresentações online serão promovidas sempre nas últimas segundas dos meses de fevereiro, março e abril. 

O projeto também irá promover o Cine Incomode-Te, uma mostra de cinema virtual de quatro curtas-metragens: Carreira e Adereços, dirigidos por Nelson Diniz, e Reunião e O Olhar do Artista Não Descansa, ambos com direção de Guilherme Carravetta De Carli.

As exibições vão ser realizadas nos dias 5, 6 e 7 de março, sempre às 12h30min e 18h

Em abril, estão programadas sessões com intérprete de libras e audiodescrição de Palácio do Fim, primeira montagem gaúcha para o texto homônimo de Judith Thompson, que estreou em março do ano passado e teve a temporada interrompida em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Nesse mês, também haverá a estreia de Edifício Cristal, em alguns centros culturais de Porto Alegre. Em uma cristaleira repleta de miniaturas que reproduzem um prédio residencial, o espectador pode acompanhar as narrações que contam as histórias dos moradores que ali vivem. 

O projeto Incomode-Te – 12 anos de diversidade artística foi contemplado pelo Edital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o fomento à cultura, em atendimento ao previsto à Lei Federal Aldir Blanc (nº 14.017), que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública de 2020. 

“DentroFora”. Foto: Alex Ramires/Divulgação

quinta-feira, 04 a 20 de fevereiro de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?