Notas | Teatro

Sesc/RS retoma atividades culturais com circuito teatral

Change Size Text
Sesc/RS retoma atividades culturais com circuito teatral "Manifesto de uma Mulher de Teatro". Foto: Vivian Gradelaeg/Divulgação

Sesc/RS lança nesta semana diversas iniciativas de incentivo à retomada do setor cultural frente às consequências das enchentes que assolam o estado desde o fim de abril. A partir desta quinta-feira (6/6), uma convocação pública nomeada como Nossa Arte Circula RS receberá inscrições de artistas de circo, teatro, dança, música e literatura para uma série de circuitos culturais que serão realizados em diversas cidades gaúchas.

No sábado (8/6), o Recomeça Teatro, no Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre, inicia uma programação de espetáculos porto-alegrenses e da Região Metropolitana, com ingressos solidários para arrecadar doações para a classe artística. Além disso, o espaço cultural do Sesc na capital gaúcha também abre no dia 10/6 um edital de ocupação, com 90% do valor da bilheteria arrecadada nas apresentações garantido para os contemplados. 

“Além de proporcionar momentos de compartilhamento e reflexão por meio da arte e seu poder transformador, queremos gerar renda para os profissionais da área cultural e estimular a economia do estado, pois, especialmente nos circuitos pelo interior, esses grupos utilizarão serviços, hospedagem, alimentação e transporte nas cidades, contribuindo para a sustentabilidade das regiões”, aponta Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS. As iniciativas integram o projeto Tchê Acolhe, criado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que, por meio de ações nas mais diversas áreas, objetiva auxiliar o povo gaúcho neste momento de dificuldades. 

“Pulí-Pulá”. Adriana Marchiori/Divulgação

As inscrições para o edital do Nossa Arte Circula RS vão do dia 6 ao dia 17 de junho, e os resultados devem ser divulgados já no dia 27. 60 atrações serão selecionadas e divididas nos circuitos, que contemplarão 30 cidades do interior gaúcho.

Cada circuito será fechado com três cidades, composto por duas atrações de artes cênicas, duas de música e duas atividades de literatura. A programação, por município, ocorrerá em um mesmo dia, com entradas gratuitas para o público.

Em agosto, as primeiras cidades a receberem o projeto são Passo Fundo, Erechim e Frederico Wetsphalen. Na segunda etapa, será a vez de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo.

“Trivial – Um Espetáculo de BBoys Pocket”. Foto: Nando Espinosa/Divulgação

Até dezembro, acontecerão circuitos em Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Lajeado, Carazinho, Palmeira das Missões, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí, Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Farroupilha, Caxias do Sul e Vacaria. 

Artistas profissionais, representados por pessoa jurídica, residentes do Rio Grande do Sul, interessados em participar devem se inscrever neste formulário. Não são aceitos espetáculos ou apresentações inéditas.

No momento do cadastro, é necessário preencher informações sobre o espetáculo, especificações técnicas, histórico dos artistas, dentre outros dados. No caso da música, a inscrição é para duplas ou grupos de até seis participantes. Já no caso da literatura, é possível enviar propostas de performances literárias, mediações de leitura e oficinas.

“Peter Pan”. Foto: Giulia Cestari Andrade/Divulgação

As apresentações de artes cênicas precisam ser enviadas em vídeo para avaliação, que será realizada por colaboradores do Sesc/RS. Divididas na agenda de circuitos, cada atração selecionada participará, ao todo, de três apresentações.

O cachê, custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem são mantidos pelo Sesc/RS. O edital completo pode ser consultado neste site. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail [email protected]

O Teatro do Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre, é um dos primeiros espaços da capital gaúcha a retomar sua programação cultural. Já a partir deste sábado (8/6), inicia uma agenda especial do projeto Recomeça Teatro.

São duas sessões por final de semana com apresentações de grupos de artistas porto-alegrenses e da Região Metropolitana com ingresso solidário. Alimentos e materiais de limpeza serão arrecadados na bilheteria e destinados para distribuição ao Sindicato dos Artistas, que fará a entrega dos donativos aos artistas afetados pelas enchentes. Não é necessário reservar lugar antecipadamente.

“Mu e Malu: Dando Asas à Imaginação”. Luiz Manoel/Divulgação

No primeiro final de semana, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz apresentará o espetáculo Manifesto de uma Mulher de Teatro, no sábado (8/6), às 18h. Já no domingo (9/6), o Grupo Ronald Radde encenerá a peça infantil Peter Pan, com início às 16h.

As sessões do projeto serão quinzenais. Dias 22 e 23 de junho, tem Trivial – Um Espetáculo de BBoys Pocket, do Coletivo N Mostra Urbana, e As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, do Grupo Tia.

Em 6 e 7 de julho, sobem ao palco Histórias de Encanto e Alumbramento, de Barbara Catarina, e Pulí–Pulá, do Grupo Cerco. Já nos dias 20 e 21 de julho, encerram o projeto A Máquina do Tempo, do Grupo Oigalê, e Mu e Malu: Dando Asas à Imaginação, da Cia Luminosa.

“As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”. Foto: Ademar Junior/Divulgação

Além disso, o Teatro do Sesc Alberto Bins recebe, entre os dias 10 e 29 de junho, inscrições para ocupação, de agosto até dezembro. O edital, que pode ser consultado neste site, foi adaptado para ampliar o retorno de bilheteria aos grupos contemplados nas áreas de teatro, dança e circo: 90% da arrecadação será repassada aos artistas.

Serão selecionados 12 espetáculos, sendo cinco vagas destinadas para grupos que não sejam da Região Metropolitana de Porto Alegre. O formulário de inscrição está disponível neste link. O resultado sai no dia 9 de julho.

Para além das ações do Tchê Acolhe Cultura, o Sesc/RS estimula o setor cultural por meio de eventos. Dentre os principais festivais de artes cênicas do Sul do país, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre seria realizado em maio e precisou ser adiado por conta da tragédia climática. Uma nova data já está confirmada para a sua realização: de 31 de outubro a 14 de novembro

“A Máquina do Tempo”. Foto: Giancarlo Carlomagno/Divulgação

As Aldeias Sesc também estão confirmadas para o segundo semestre. A 17ª Aldeia Sesc Capilé, em São Leopoldo, será de 14 a 18 de agosto. Em Santa Rosa, a 7ª Aldeia Ivy Pitã acontecerá de 23 a 27 de outubro.

Em Caxias do Sul, a 11ª edição do evento será realizada de 4 a 10 de novembro. Já em Passo Fundo, a 2º Aldeia Sesc acontece de 5 a 9 de novembro.

O Sesc/RS, além disso, intensifica as apresentações culturais em escolas públicas com o projeto Teatro a Mil. Já estão confirmadas 176 sessões entre junho e novembro, graças ao talento de 15 grupos de artistas gaúchos, em várias cidades do estado. A estimativa é de que o projeto contemple em torno de 60 mil estudantes até o final do ano.

“Histórias de Encanto e Alumbramento”. Foto: Acervo Pessoal
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?