Agenda | Notas | Teatro

VERAFRO chega ao fim com documentário sobre os processos criativos do festival

Change Size Text
VERAFRO chega ao fim com documentário sobre os processos criativos do festival Cartaz. Foto: Anelise De Carli/Divulgação

Em três meses intensos, o VERAFRO – Verão Afro Performativo Pretagô Espiralar Encruza propôs oficinas de funk para crianças, literatura, dança, teatro. Levou aos seus canais entrevistas com artistas e pesquisadores, debates sobre a cena negra na atualidade, leituras dramáticas. Os artistas dos grupos Pretagô e Espiralar Encruza, reunidos, abriram possibilidades e estratégias de criação de futuros cênicos para Porto Alegre.

O documentário VERAFRO: futuros negros no sul do Brasil narra todo o processo de realização do projeto a partir do encontro desses dois grupos, no verão pandêmico de 2021.

A narrativa traz o processo de criação, gestão, produção de um evento artístico pautado pelas vidas e experiências de jovens artistas, negros e negras, que habitam nossa cidade e o mundo. Um imaginário positivo e vivo alçado em espaços de decisão e poder que promovem para Porto Alegre a criação de novos caminhos cênicos, contrapostos aos modelos hegemônicos.

Nesta terça (30/3), às 20h, dia em que o projeto tem seu final, será apresentado este mini doc no canal do YouTube.

“Dirigido coletivamente pelos dois grupos e por Thiago Lazeri, esse trabalho poético visual é bastante experimental e tem como fio condutor o próprio festival e seus desdobramentos. É arte negra na pandemia, inspirada no afrofuturismo e realizada em um local de produção artística segura, trazendo fortalecimento e subjetividade”, afirma Thiago Pirajira, integrante do Pretagô.

terça-feira, 30 de abril de 2024 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?