Agenda | Notas | Performance | Teatro

Zona Cultural reabre com programação teatral especial

Change Size Text
Zona Cultural reabre com programação teatral especial Mirna Spritzer e Sergio Lulkin em "Terra sem Mapa". Foto: Adriana Marchiori/Divulgação

Após mais de um mês com atividades suspensas em função das enchentes em Porto Alegre, a Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 – Centro Histórico) reabrirá as portas no próximo sábado (8/6). Intitulada Zona Aberta, essa noite de encontro será sem cobrança de ingresso, com o bar funcionando, música no espaço e palco aberto para apresentações das 19h à meia-noite.

A equipe estará recebendo doações de produtos para limpar casas afetadas pelas inundações, como água sanitária, sabão em pó, luvas e esponjas. Todo o material arrecadado será encaminhado para a Paróquia Pompeia, que está acolhendo pessoas desabrigadas. 

De 14 a 30 de junho, às sextas-feiras e aos sábados às 20h e aos domingos às 18h, o público poderá assistir à montagem Terra sem Mapa, comemorando um ano da estreia na Zona Cultural. Em cena, dois personagens, Vrum (Sergio Lulkin) e Luba (Mirna Spritzer), estão no porto diante de um navio que parte ao desconhecido. Exilados, atravessam os longos caminhos da memória.

Habitantes de diásporas sem fim, recordam fragmentos de uma história passada: lendas, fotos, cartas, canções. Além das apresentações, a temporada contará com várias atividades paralelas. Ingressos à venda na plataforma Sympla.

A programação deste mês também dará início ao projeto Croquete com Suco, um cabaré celebração. A produção integra as comemorações dos 20 anos da Cia. Rústica, dando continuidade à pesquisa desenvolvida desde sua fundação em torno de poéticas festivas, cabaré, diálogos entre arte e política.

Pela primeira vez, Heinz Limaverde, ator da trupe desde 2006, vai dirigir uma produção do grupo. Nos dias 17 e 18 de junho, das 19h às 22h, haverá a Oficina Croquete de Seleção de Elenco, atividade gratuita na qual serão convidadas duas pessoas LGBTQIAPN+ para integrar o elenco da peça. Também vão ser realizadas três Rodas Croquete de Conversa, nos dias 20/6 (quinta-feira), 25 (terça-feira) e 27 (quinta-feira), às 19h30min.

Esses encontros com bar aberto e entrada franca vão reunir artistas da noite da capital gaúcha para relatarem suas experiências. A mediação será de Luis Francisco Wasilewski e Heinz Limaverde. 

Heinz Limaverde irá dirigir o espetáculo “Croquete com Suco”. Foto: Adriana Marchiori/Divulgação

Com estreia prevista para outubro deste ano, Croquete com Suco será uma celebração das múltiplas contribuições de artistas transformistas, travestis e gays na cena brasileira, misturando referências ao legado do grupo Dzi Croquettes com histórias do elenco e da noite “transviada” de Porto Alegre. Gente, histórias e movimentos que constituem e fazem brilhar a brasilidade desviante e o glamour tupiniquim de nossa cena de sul do mundo.

A montagem contará com música ao vivo, dublagem, histórias da cidade, plumas e purpurinas, humor e poesia. A dramaturgia, desenvolvida no processo criativo por Heinz Limaverde e Patrícia Fagundes, prevê homenagem a trajetórias de artistas como Dandara Rangel, Rebecca MacDonald e Nega Lu. O elenco já conta com Gisela HaybechePhill Estrela Dinn.

Antes ou depois das apresentações, o público também pode se divertir no Bar da Zona, que abre às 19h e fecha às 23h30min. Em noites de espetáculo, o bar tem acesso livre ao público em geral a partir das 21h15min.

Entre as especialidades do cardápio, estão panquecas de espinafre com ricota e nozes ou de carne desfiada com queijo. Tem ainda tortilhas espanholas e minipizzas. Para beber, há vinhos, espumantes, cervejas, água e refrigerantes, além de drinques clássicos e autorais. 

Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais da Zona Cultural: @zonaculturalpoa.

Phill estará no elenco de “Croquete com Suco”. Foto: Adriana Marchiori/Divulgação

sábado, 08 a 30 de junho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?