Arquitetura | Educação | Notas

Curso em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre conta história da cidade através da arquitetura

Change Size Text
Curso em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre conta história da cidade através da arquitetura Mercado Público. Ilustração: Bia Dorfman/Divulgação

Como parte das celebrações do aniversário da capital gaúcha, o Instituto Ling recebe os professores, arquitetos e urbanistas Edson da Cunha Mahfuz e Ana Paula Alcantara Gomes para ministrar o curso Porto Alegre 250 anos: a História da Cidade Através da Arquitetura

Em três encontros, nos dias 22 e 29 de março e 5 de abril, sempre nas terças-feiras, às 19h, a atividade navegará pela formação de fundação do município, seus principais espaços públicos e edifícios, partindo das primeiras ruas, praças, porto, pelourinho, forca, cidade alta e cidade baixa e os primeiros habitantes.

As aulas ainda destacarão tópicos como: a Revolução Farroupilha e suas consequências no espaço urbano e no crescimento da cidade, com a chegada dos imigrantes e também da infraestrutura de bondes e estrada de ferro; curiosidades de locais importantes, como o Mercado Público, a Rua da Praia e o Auditório Araújo Vianna; além de revelar histórias peculiares, como as dos becos que dividiam a cidade e a de uma escadaria escondida sob um dos jardins da Praça da Alfândega que levava até as águas do Guaíba.

O curso também voltará seu olhar ao futuro da capital e possibilidades de melhora. As matrículas custam R$ 258 e podem ser feitas no site ou na recepção do centro cultural.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?