Agenda | Evento | Notas

Festival POA Burlesque 2021 acontece em formato de sarau virtual

Change Size Text
Festival POA Burlesque 2021 acontece em formato de sarau virtual Carolina Disegna e Diovana Gheller. Foto: Maurício Mendes/Divulgação

O POA Burlesque – Festival Burlesco de Porto Alegre iniciou em 2017 e chega neste ano à sua quinta edição. É uma criação da dupla de empreendedoras culturais, fundadoras do Cabaré Von Teese: Carolina Disegna, psicanalista e burlesca, e Diovana Gheller, produtora cultural e burlesca. A edição 2021 acontecerá no dia 7 de agosto, às 19h, na plataforma Zoom. 

A classificação etária é de 18 anos, e os ingressos podem ser adquiridos através do WhatsApp 51 997977121 e as contribuições variam de R$10 a $50.

O sarau será comandado pelas burlescas Emme Blanche e LouAnn Dvon (Sarau Pelado). Serão realizadas leituras e compartilhadas as produções de todos e todas artistas inscritos. O encontro terminará com uma festa dançante reunindo o povo burlesco e amantes dessa arte.

Os artistas interessados em participar com performances, enviando textos e fotos, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] até 31 de julho. “Propomos o envio de textos de até 2000 caracteres, que podem ser autorais ou trechos de obras devidamente creditadas, a fim de darmos contorno em forma de palavras ao momento que cada artista está vivendo. Junto ao texto, queremos o retrato, o retrato falado: De uma a três fotos que ilustram esse momento.” 

A arte Burlesca e a leitura

 “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”, disse Saramago. O Burlesco é também a provocação de um outro modo de estar em si mesmo e frente ao outro, frente a sociedade. Ao ler, entramos em fluxo de troca com as palavras em um encontro sempre imprevisível. No tempo da música de um ato de burla, plateia e artista se encontram em um outro lugar e modo de estar no mundo, espiam juntos através de uma nova janela de possibilidades.

A proposta do Poa Burlesque 2021 em formato de sarau, é uma aposta de que cada performance burlesca é uma condensação de ideias que precisam encontrar um corpo que as movimente. E, nesse formato, colocando palavras no movimento criado, desnudamos mais do que corpos, destapamos o que é o mais íntimo da performance: suas origens e seus destinos dentro de nós.   

A Burla é a tentativa de quebra de padrões estabelecidos, é a crítica das formas engessadas, é a provocação que pode promover mudanças. O corpo no burlesco é político. Além das plumas e paetês, a performance burlesca questiona o padrão normativo-social, buscando a quebra do dito senso comum através da expressão artística, unindo humor, crítica, strip-tease, teatralidade, música e sensualidade, em uma celebração de todos os tipos de corpos, idades e gêneros. Em um cenário que parece querer emudecer muitos debates no sentido de retorno a um passado mais conservador e aprisionante das diferenças, o festival pretende marcar 2021 com palavras libertadoras.

Atividades paralelas

Durante julho e agosto, também serão realizadas atividades paralelas no circuito burlesco, como Aulas de Burlesco, direção criativa, chair e pole-dance. Todos os detalhes dos artistas já confirmados e atividades paralelas podem ser encontradas no Instagram do evento @poaburlesque. Vídeos das edições passadas podem ser vistos no canal do YouTube do Poa Burlesque.

sábado, 07 a 07 de agosto de 2021 | 19h00

R$10 a $50

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?